Aula de Direção – Escolhendo o Instrutor

Instrutor_Escolher_2

Olá! A partir de hoje daremos início a uma série de artigos sobre AULAS PRÁTICAS DE DIREÇÃO VEÍCULAR. Em cada artigo postado trataremos de assuntos indispensáveis ao sucesso na obtenção da sua habilitação. São realmente temas muito interessantes e imperdíveis. Se você quer mesmo passar em sua prova sem maiores complicações, nesta série você encontrará as orientações que precisa. A seguir, apresento alguns dos temas que serão abordados:

  • Escolhendo o INSTRUTOR.
  • Escolhendo o VEÍCULO.
  • O melhor HORÁRIO.
  • O que será AVALIADO!
  • O que você NÃO PODE ERRAR!

A intenção é postar pelo menos 10 temas, um por semana. Sugestões são sempre bem vindas. Por favor, não hesitem em enviá-las para o nosso e-mail ronaldo@autoescolaonline.net.

Vamos então ao primeiro tema de nossa série:

ESCOLHENDO O INSTRUTOR 


Apesar de muitos alunos não saberem, o ideal é que, em suas primeiras 10 aulas, você experimente pelo menos três instrutores diferentes. Por quê?

Você só será capaz de saber se o seu instrutor é bom se compará-lo com outros. É muito cômodo para o aluno se acostumar com um instrutor. Assim você fica mais à vontade, o nervosismo passa e só com um sinal dele você já entende o que ele quer. Não se engane, nem sempre o mais fácil é o melhor caminho. Não fuja das dificuldades, você pode aprender muito mais com seus erros, do que com os acertos.

Cada instrutor tem maneiras diferentes de ver, interpretar e pedir as coisas. Não é interessante que você se prenda às particularidades de um único profissional. Certamente, no dia do seu exame, você estará ao lado de um examinador com características diferentes das que o seu instrutor tem. Muitos alunos reclamam que “no dia do exame é muito diferente”. Isso não é verdade. O que acontece é que, se acostumam com o jeito do instrutor e quando pegam alguém diferente, acham tudo muito estranho.

A partir da décima primeira aula procure se firmar com um instrutor. Depois de testar alguns instrutores, é necessário que você escolha um. É importante que defina o profissional que trabalhará com você. Assim, ele conhecerá melhor o seu perfil como aluno e poderá traçar um plano de aulas adequado às suas peculiaridades. Cada aluno tem suas particularidades, suas deficiências e grau de dificuldade. O instrutor sabe disso e por isso precisa te conhecer.

Antes de marcar seu exame, faça um “pré-exame” com um instrutor que você ainda não tenha treinado. Neste pré-exame você perceberá que sua produtividade vai cair. Você errará coisas que normalmente não erra com “seu instrutor”. Mas entenda que no dia do seu exame você estará ao lado de alguém diferente, e isso te deixará um pouco nervoso. Ao fazer um pré-exame com alguém estranho você estará treinando sua mente para lidar com este tipo de situação. Isso, com certeza, o ajudará a controlar o nervosismo e superar este “obstáculo psicológico”.

No pré-exame, exija que o instrutor utilize a “Planilha de Avaliação”. Peça que ele anote as faltas cometidas por você como se no exame estivesse e, ao final, comente as faltas cometidas. Quais delas são mais ou menos comprometedoras e, claro, te mostre o que fazer para que você possa corrigi-las.

DICA: Dificilmente o “instrutor bonzinho” será um BOM INSTRUTOR. É normal que você erre em suas aulas e aquele instrutor “Zezinho Tudo Lindo”, que não reclama de NADA, certamente está deixando de te passar um monte de informações valiosas. Mas também não seja refém de Instrutor mal humorado ou sem educação. O bom profissional preza pela disciplina, ética e respeito com seus alunos. Se o seu instrutor lhe maltratar, não tenha dúvida, troque-o.

Bom, chegamos ao final do nosso primeiro encontro. Em breve postaremos o próximo tema desta série, “ESCOLHENDO O VEÍCULO”. Fique ligado!

Prof. Ronaldo Cardoso
ronaldo@autoescolaonline.net


31 Comentários para: “Aula de Direção – Escolhendo o Instrutor

  1. Olá professor Ronaldo Rodrigues, você é muito iluminado e abençoado por Deus. Quando minha colega me falou que suas aulas poderiam me ajudar logo pensei: Meu Deus vou ficar muito ansiosa na frente do computador só escutando aquela falação! Mas que bom que me enganei ao seu respeito, você é um excelente professor, sou eternamente grata a você. Homem de boa alma! Deus te ama muito!

    • Ola Ronaldo rodrigues… Tudo bem né… Viu achei suas aulkas em video por acaso . estava procurando aulas de legislação e achei… Olha vou te dizer a verdade , me ajudou e muito suas aulas… Fiz o exame na semana passada e passei com 25 pontos… Bom né….Obrigado viu… Continue ajudando mais pessoas…..Agora queria saber se tem aulas de direção com algumas técnicas pois já fiz uma vez e fui reprovada 8 vezes pois fico nervosa…..Espero que me ajude outra vez … obrigado… Ah sou de Borda da mata sul de minas…

  2. Boa tarde professor Ronaldo, estou fazendo aulas de direção, do que desde o inicio foi uma bagunça danada , me trocaram de carro 4 vezes, instrutor cada vez é um, acabei as 20 aulas e nem baliza me ensinaram, sai dessa auto escola bagunçada e comecei ontem em outra auto escola só que estou estranhando pq o carro vive cheio de alunos de outros horários o único caminho que faço é para buscar aluno e trazer , é muito constrangedor vc dirigir com o carro cheio, isso é correto?to pensando em desistir pois troquei a pauta para essa nova auto escola e agora ñ sei o que vou fazer

    • Reclamar com o Proprietário do CFC. Se não resolver, denuncie para o órgão de trânsito de sua cidade. Normalmente, estes órgãos são pouco tolerantes à este tipo de conduta.

      Abraços!

  3. Boa noite Prof.Ronaldo
    primeira vez que fiz a prova de legislação fui reprovado
    comecei a pesquisar na internet e encontrei o autoescolaonline
    assisti metade das suas aulas e imediatamente fiz a segunda tentativa da prova de legislação e esta foi bem-sucedida!

    embora tenha passado na prova teórica assistindo 58 vídeo aulas,
    estou terminando de assisti-las devido ao seu conteúdo excepcional, e muito bem explicativo

    forte abraço

  4. Estou participando de Curso de Legislação em Auto Escola. Suas aulas me parecem muito útil, por isso estou acessando-as. Tenho 58 anos e é a minha 1a. Habilitação. Nenhuma prática.

  5. Boa tarde Ronaldo,parabéns pelo trabalho e que Deus te abençõe.Fui reprovada duas vezes na prova de legislação e acompanhando suas explicações online,fui aprovada com 25pt.Hoje dei inicio as aulas de direção e quero dar continuidade as explicações dadas por você.
    Muito obrigado.
    Patricia

  6. Do professor parte o ensinamento,do aluno a compreensao,do examinador uma cobranca justa. o nome dele e de seu instrutor vao para o RENACH de voces. Sejam mais exigentes voces com voces mesmos que instrutores e examinadores juntos. Temos que diminuir tantas mortes no transito brasileiro. lembren-se a PPD ou CNH deve ser uma conquista por merito e nao um mero objeto de desejo e satisfacao pessoal.amem…DEUS ABENCOE A TODOS.AMEM…

  7. Prestei a prova teórica ontem, e depois de assistir a TODOS os seus videos é que pude compreender de fato o que me foi passado… suas dicas foram fundamentais e me passaram muita confiança, por isso não escorreguei em nenhuma “casca de banana” kkkk,
    Fui aprovada!!!! Obrigada, e que nosso PAI celestial possa te recompensar por passar essas dicas valiosas ao Brasil a fora, sem cobrar nada por isso. Desejo muita saúde, e sucesso!!!

  8. É verdade o que dizem que os instrutores tem menos paciência com os veteranos,e os avaliadores também? Pergunto porque tenho 47 anos e ainda não tenho habilitação e estou a uns 20 anos sem dirigir. o que a tua experiência diz?

  9. Não permitam que instrutores se imponham. Eles é que devem se adaptar ao aluno e não o contrário. Estamos pagando pelo serviço e não podemos ser marionetes na mão de ningúém. Eles não gostam de alunos exigentes; acham que queremos ensiná-los. O aluno costuma ficar sem graça de falar o que está achando das aulas, e isso é um erro. A conversa é o melhor caminho. Exponha suas dificuldades, se ele questionar(o que é normal deles) não volte a trás, fale abertamente e peça que repita várias vezes, afinal, estão recebendo pelo serviço.

  10. Olá professor Ronaldo Tenho pavor de dirigir tenho minha CNH . Estou renovando, mas com suas aulas estou me sentindo mais segura .obrigada deus te deu o dom ensinar.e paciênciade. mas ainda não estou pronta. presizo voltar a ter aula de direção.tem alguns coselho? o que faço para perder esse medo. tenho asistido pisicologa,mas está dificil professor. me ajudeeee por favor.

    • Olá, obrigado pelo prestígio ao nosso trabalho! Estamos escrevendo uma série de posts sobre aulas de direção, acredito que vão te ajudar. Veja em nossa página inicial. Abraços!

  11. BOM PASSEI NA PROVA DE LEGISLAÇÃO TODA ANIMADA FUI FAZER AS AULAS DE DIREÇÃO PRATICA PEGUEI UM PROFESSOR MAL HUMORADO PRA CARAMBA ,TAVA PAGANDO PARA LEVAR XINGO E AGUENTAR STRESS E MAL HUMOR DELE, LENDO ESSA MATERIA QUE EU NÃO CONHECIA É QUE VI O MEU PROBLEMA,FIQUEI PIRADA PEDI PARA TROCAREM DE INSTRUTOR E PEGUEI OUTRO DO MESMO NAIPE,AI PENSEI SE O PROBLEMA ERA MEU OU ERA DELE,FALTANDO 6 DIAS PARA TERMINAR AS MINHAS AULAS PAGUEI 50 AULAS O PROFESSOR SAIU DE FERIAS E COLOCARAM UM SUBSTITUTO, FOI AI A MINHA GLORIA COM 6 AULAS APRENDI MUITA COISA PEDI PARA CONTINUAR COM ESSE MAIS NÃO DEIXARAM,DEPOIS DISSO PERDI UM POUCO O DESINTERESSE JA FAZ 2 ANOS,CONVERSEI COM O DONO DA ALTO ESCOLA SOBRE ISSO MAIS ELE É CABEÇA DURA POR ISSO SAI ERA PERTINHO DA MINHA CASA.AGORA VOU TENTAR UMA AMIGA MINHA QUE VIROU INSTRUTORA VOU PEGAR UMAS 3 AULAS COM ELA PARA VER SE VAI DAR CERTO O QUE VC ACHA?

    • Torcemos pra que dê certo! O que não pode é continuar fazendo aula com Instrutor mal humorado! Infelizmente ainda temos “profissionais” deste nível. Boa sorte!

    • Vai começar outra pauta?
      Desde o ínicio já fala o que você precisa treinar. Os intrutores costumam fazer mais percursos nas ruas e acabam ensinando pouco sobre controle de embreagem e baliza. Treine mais vezes o que tem mais dificuldade. Se ele for rude desista do intrutor e não de dirigir.

  12. não fiz a prova ainda. Mas desde que conheci esse site não perco meu tempo em outro de jeito nenhum. excelente! em breve volta para contar quanto que fiz de acerto na prova. abraços e sucesso (você merece)

  13. Ronaldo, que Deus abençõe este dom, esta calma e sabedoria que voce tem para explicar .Já estava desanimada e Deus colocou vc no meu caminho, consegui 80% na prova legislação. Abraço.

  14. Obrigado professor,pelo o que vc fez por mim já escrevi isso lá no site,mais temos que dar o nosso depoimento..Galera eu fiz a minha prova ontem do Detran 10/10/2013 e graças as aulas do professor Ronaldo Rodrigues Cardoso,que explica como ninguém..Ele passa todos os macetes e com isso vc vai fazer a prova com muito mais segurança…Das 30 questões da prova do Detran eu acertei 27…Muito obrigado professor.

  15. Acompanho suas aulas desde o inicio, são espetacular, compartilhei com amigos da auto escola e todos adoraram, suas aulas sao 10, irei fazer minha prova teórica amanha e tou estudando um pouco mais, fazendo simulados. Obrigadooo Ronaldo, Deus vai retribuir tudo que você está fazendo por nós!!! Abraçoooos

  16. gotaria de te agradecer mas uma vez pois graças a suas video aulas eu conceguir acerta 99 % da questões da prova brigado que DEUS abençoe