Aula de Direção – O Melhor Horário

O MELHOR HORÁRIO 

Relogio-150x150Para tratarmos deste assunto, primeiramente devemos considerar o que a Legislação determina sobre o número de aulas e o horário para serem realizadas. A Resolução 347 do Contran, estabelece que para a primeira habilitação são obrigatórias, no mínimo, 20 horas/aula de treinamento prático e 15 para candidatos à “adição ou mudança” de categoria. Sendo que, pelo menos 20% destas aulas devem ser realizadas em período noturno (compreendido entre o por e o nascer do sol), ficando o órgão executivo de cada Estado (Detran) responsável por estabelecer estes horários. Então vamos às dicas: 



Respeite o número mínimo de aulas exigido por Lei. Uma dúvida muito comum entre os candidatos à habilitação é: Mesmo tendo alguma experiência com direção, ainda assim sou obrigado a passar pelas 20 aulas obrigatórias? Minha resposta é: CLARO QUE SIM! Primeiro – Isso é previsto em Lei. Portanto desrespeitar tal regulamentação caracterizaria uma irregularidade em seu processo de habilitação o que pode resultar em graves sanções. Segundo – Mesmo tendo uma certa “prática com o veículo”, você com certeza não conseguirá estar tecnicamente preparado para o exame prático de direção se não passar pelo número mínimo de aulas exigidas em Lei. Portanto, JAMAIS negocie uma redução no valor tratado com o CFC, considerando uma redução no número de aulas e desconfie do CFC que lhe oferecer esta prática ilegal.

Intensidade do Treinamento. Lançando mão dos meus 15 anos de experiência em docência no trânsito, posso afirmar que realizar mais que duas aulas (50 minutos cada) consecutivas NÃO É PROVEITOSO. A partir da terceira aula, sua mente e corpo não conseguirão assimilar adequadamente os ensinamentos passados pelo seu Instrutor e ele certamente perceberá isso, o que pode resultar em desestímulo de ambas as partes. Também afirmo que, apenas uma aula, pode não ser tempo suficiente para você entender, treinar e aprimorar o conteúdo transmitido. Assim, podemos concluir que o IDEAL seriam duas aulas por cada período de treinamento.

O Melhor Horário para o Treinamento. Sabendo que 20% das aulas devem ser realizadas em período noturno, procure fazer as demais, bem cedinho, de preferência nos horários das 06:00 e 07:00 da manhã. Entenda que seu instrutor é humano e, com certeza, com o passar do dia ficará desgastado física e psicologicamente. Você não vai querer fazer aula com um instrutor cansado e estressado, vai? Isso sem contar a sua própria disposição física e psicológica. Não tenha dúvida que o melhor horário para tirar o máximo de você é logo cedo, assim que acordar. Está comprovado que nosso organismo (mente e corpo), responde 70% melhor às solicitações, quando ainda no período matutino. Sem contar que, com o passar do dia, o trânsito e o calor ficarão insuportáveis. Agende suas aulas com bastante antecedência para não ter dificuldades em conseguir os melhores horários.

Respeite suas Limitações. Nada do que falamos neste encontro terá valor se não consideramos nossas próprias limitações. Cada um sabe dos problemas e dificuldades que está enfrentando. Seja em casa, no trabalho, conjugal ou social, todos nós passamos por isso. Portanto, saiba respeitar seu “psicológico”. Não vá fazer aulas com a cabeça cheia de problemas. Outro fator a ser considerado é sua capacidade de absorção e assimilação do que lhe está sendo transmitido. Não adianta querer se comparar com fulano ou ciclano. Porque ele conseguiu com um número “X” de aulas eu também tenho que conseguir, não é por aí. Tenha calma, discernimento e consciência de que cada um é “cada um”. Seres humanos tendem a desenvolver habilidades distintas e graças a Deus por isso, neh? Talvez você não consiga se desenvolver tão rapidamente dirigindo, e isso não é motivo para se preocupar nem tampouco ficar se comparando com outras pessoas. Faça o que está ao seu alcance, dê o seu máximo e não se preocupe com o número de aulas. Certamente seu instrutor não vai querer lhe “empurrar” aulas, simplesmente com a intenção de te onerar. Portanto, confie nele e faça a sua parte.

Por fim, digo que o aprendizado é composto de fases, e cada uma destas fases deve ser impreterivelmente respeitada. Observe cada um dos itens tratados neste artigo e certamente alcançará o resultado que almeja. Desejo a você, ótimas aulas de direção e até o nosso próximo encontro: “O QUE SERÁ AVALIADO EM SEU EXAME”. Fique ligado!

Prof. Ronaldo Cardoso
ronaldo@autoescolaonline.net


14 Comentários para: “Aula de Direção – O Melhor Horário

  1. Boa noite, prof! Gostaria de uma dica: meu instrutor conversa muito,sendo assuntos fora do contexto da aula. Isso e normal? Será que ele está avaliando minha atenção? E que isto tem me incomodado… O que devo fazer?

    • Olá, Cláudia! Infelizmente tem “profissionais” que gostam tanto de um “caso” que se esquecem do conteúdo a ser passado. Sugestão: Fale pra ele que você não acha interessante este tipo de conduta, e que você está sendo prejudicada com as conversas demasiadamente fora do contexto.

  2. boa tarde prof., não sabia deste site, por acidente acabei passando por aki, parei e conferi, seu material é bem interessante e proveitoso, são dicas que normalmente, não temos nos CFC’s. Na maioria deles somos treinados para apenas passar nos testes, e não para encarar o transito como ele realmente é, com suas responsabilidades. Parabéns pela iniciativa de dividir sua experiencia.

  3. boa tarde! professor Ronaldo estou fazendo auto escola em canoas RS e estou também estudando suas aulas em casa e estou muito feliz por isso pois aprendi muito mais .Obrigada pelas suas dicas e suas aulas maravilhosas,seu trabalho é muito interessante e muito importante pra nós que iremos um dia sermos habilitados.Obrigada por tudo e fique com Deus.

      • Olá, Profº. Ronaldo! Estou gostando muito das suas aulas, confesso que estão me ajudando bastante e ao mesmo tempo tirando algumas dúvidas que eu tinha antes em alguns assuntos. Agora sim, sinto-me mais segura para fazer a minha prova teórica agendada para o dia 19 de maio no Detran – Recife/PE.

  4. Vejo o Sr. professor só postando materias sobre carro,poderia colocar mais SOBRE MOTO,aulas na moto pista,exame,o que é cobrado no exame de moto,isso tá fazendo falta pra mim e acho que pra mais gente tbm.

  5. goste muito de suas aulas prof Ronaldo e gostaria de ter ainda mais delas. muito obrigada.