O acidente de Cristiano Araújo

Acidente Cristiano Araújo
Acidente Cristiano Araújo

Na quarta-feira (24/06/15) o Brasil foi impactado com a notícia do acidente que resultou na morte do cantor Cristiano Araújo e sua namorada Alana, além de outras duas vítimas não fatais.

 O que realmente aconteceu?

Apesar de o veículo estar ocupado por quatro pessoas, apenas duas vieram a óbito, sendo as outras duas, vítimas de lesões leves.

Indícios apontam para o fato de que as duas vítimas fatais, sentadas no banco traseiro do veículo, estivessem sem o cinto de segurança, enquanto as outras duas usavam o dispositivo.

Deste então, muito se tem falado nas grandes mídias sobre este trágico acidente, inclusive, com as mais diversas e divergentes opiniões. Muitos criticam um alarde exagerado sobre o ocorrido, alegando que este fato só ganhou tais dimensões por se tratar de uma pessoa famosa.

Eis que, então, surgem os seguintes questionamentos: Qual a verdadeira importância que esta trágica fatalidade merece? Por que outras dezenas de Joãos e Marias, vítimas diariamente de acidentes similares, não são vistos, pela mídia, com a mesma importância? Quais as lições que podemos extrair deste ocorrido?

Penso que, independentemente de quem seja a vítima, respeitar é algo essencial e indiscutível. Certamente todos, indiscriminadamente, merecem a atenção da sociedade e do Poder Público no que diz respeito a ações que venham em confronto à dura realidade que é o nosso trânsito. Mas não podemos deixar de reconhecer que o fato de envolver uma celebridade causa grande comoção popular e isso atrai a atenção de um número infinitamente maior de pessoas, inclusive autoridades públicas.

Se eu disser, em uma rede social, que o senhor João morreu vítima de um acidente de trânsito onde possivelmente a causa tenha sido a falta do uso do cinto de segurança, será mesmo que isso vai provocar uma mobilização nacional sobre a importância do uso deste dispositivo?

Ideia similar pode ser observada no fato de uma campanha estar sendo realizada por músicos e artistas de diversas áreas, com o objetivo chamar a atenção sobre a importância do uso do cinto de segurança, inclusive no banco de trás. Será que se eu, isso mesmo, euzinho, promovesse esta campanha, teria os mesmo efeitos?

É justamente sobre isso que precisamos pensar. Não é o fato de querer vangloriar um artista em detrimento de outras pessoas. O acidente com o cantor Cristiano Araújo, no mínimo, deixa para toda a sociedade brasileira uma forte mensagem de que o uso do cinto de segurança vai muito além de simplesmente evitar uma multa. Trata-se de um dispositivo que comprovadamente é eficiente e indispensável para proporcionar aos ocupantes do veículo maior proteção e, em diversos casos, salvar vidas.

Concluo dizendo que, enquanto em vida, o cantor Cristiano Araújo proporcionou muitos momentos de felicidade a milhares de pessoas. Mas que a sua morte, apesar de toda a tristeza causada, certamente será a responsável pela preservação de várias vidas que deixarão de ser ceifadas pelo mesmo motivo.

Que Deus conforte os familiares e amigos. Descansem em paz Cristiano, Alana e todos os Joãos e Marias vítimas do “sangrento” trânsito brasileiro.

6 pensamentos sobre “O acidente de Cristiano Araújo

  • 19 de julho de 2015 em 22:13
    Permalink

    Muito bem comentado, compartilho convosco na mesma linha de raciocínio.

      • 15 de outubro de 2015 em 09:53
        Permalink

        saekimaria . Ronaldo falar sobre os cuidados que devemos tomar, acredito que tudo que sabem passam para todos nos , entregar adirecao nas maos de UMA pessoa preparando, alertando do que pode acontecer e os cuidados tomar, para que estudamos fiquei contente com suas vou fazer revizao pois ja avia esquecido alguma coisa obrigado!

    • 17 de agosto de 2015 em 10:00
      Permalink

      Perfeito!!! Sua colocação sobre o fato de você entrar numa campanha sobre a importância do uso do Cinto de Segurança, e famosos o fazerem, existe uma diferença enorme nos resultados!!! Parabéns pelo seu trabalho!!! Precisamos de mais pessoas como você, para conscientizar o ser humano que é necessário mudar nosso comportamento no ato de conduzir um veículo, em pról da Segurança de todos!!!

  • 4 de julho de 2015 em 22:11
    Permalink

    “certamente será a responsável pela preservação de várias vidas que deixarão de ser ceifadas pelo mesmo motivo“
    Falou Tudo (y)

  • 3 de julho de 2015 em 00:58
    Permalink

    ER incrível ocarro dele desconhecido deus o proteja o Cristiano araujo

Comentários estão desabilitados.