Processo de Habilitação

Role a página para ver todos os vídeos deste módulo.

AULA 01 – PROCESSO DE HABILITAÇÃO

Neste vídeo veremos tudo sobre todas as etapas do Processo de Habilitação: Requisitos ao candidato; Quais categorias são permitidas na primeira habilitação; Quais exames são necessários e como realizá-los; Quais as cargas horárias obrigatórias para os cursos de legislação e direção; mais um monte de dicas valiosíssimas para te ajudar na hora da sua prova.


AULA 02 – TIPOS DE HABILITAÇÃO

Aprenda sobre: Tipos de habilitação; Para que server cada categoria de habilitação; Como adquirir cada uma das categorias… AULA IMPERDÍVEL!


AULA 03 – O USO DA HABILITAÇÃO EM ATIVIDADES REMUNERADAS

O que é necessário para ser um profissional no trânsito? Nesta aula nós vamos ver cada Função Remunerada, para que serve cada uma e quais os requisitos para exercê-la. Veremos sobre: Transporte Coletivo de Passageiros; Transporte Escolar; Motorista de Veículos em situação de emergência (ambulância); Transporte de Carga Perigosa e outros.


AULA 04 – SISTEMA NACIONAL DE TRÂNSITO – SNT

Conheça sobre os órgãos componentes do SNT, quais as suas principais atribuições e a colocação de cada um deles no contexto da organização do trânsito brasileiro. CONTRAN, DENATRAN, CETRAN, DETRAN, CONTRANDIFE, DENIT, DER, PRF, PMRE, JARI e outros assuntos são abordados nesta aula. EXCELENTE AULA!


AULA 05 – VEÍCULOS

Vamos estudar sobre Classificação de Veículos, tipos de documentos e a finalidade de cada um, equipamentos obrigatórios, dimensões máximas permitidas e outras informações relevantes para uma boa prova teórica.


AULA 06 – PROVA SIMULADA – RESOLUÇÃO DE QUESTÕES

Aula importantíssima, indispensável para fixação do conteúdo passado durante este módulo do curso. Não deixe de assistir.

244 ideias sobre “Processo de Habilitação

  1. ronaldo já que os ciclomotores sao regulamentados pelo municipio a ACC é adquirida no detran do municipio? E porque as pessoas dizem que pra conduzir cinquentinha nao precisa de habilitaçao nem a policia pede?

  2. RONALDO, QUANTO AO MOTO TAXISTA, A LEI NÃO DIZ SOBRE O USO OBRIGATÓRIO DO USO DO COLETE REFLETIVO E INCLUSIVE NORMATIZA O MESMO? ME TIRE MAIS ESSA DÚVIDA, POR FAVOR?
    PQ NÃO VI VC FALAR SOBRE ESSE ITEM NA VÍDEO AULA

    • Sim, o uso do colete refletivo é obrigatório. Não falei na vídeo-aula porque não é um assunto peculiar ao candidato à primeira habilitação. Este assunto é melhor abordado em um curso específico para mototaxista. Abraços!

  3. RICARDO, ME TIRE UMA DÚVIDA: TUDO BEM QUE O TRABALHADOR SEM HABILITAÇÃO POSSA OPERAR MAQUINA NO CANTEIRO DE OBRA, PORÉM SE VIER ACONTECER UM ACIDENTE, O PROPRIETÁRIO DA OBRA OU RESPONSÁVEL LEGAL DA MESMA, NÃO PODERÁ RESPONDER POR ENTREGAR VEÍCULO A PESSOA NÃO HABILITADA???

    • Não. O Código de Trânsito Brasileiro é claro ao mencionar que sua aplicabilidade se limita às vias públicas. Como canteiro de obra não é via pública, não se aplica o CTB. Sendo necessário instaurar inquérito policial para apurar o fato, tudo se dará em face dos Códigos Penal e Processo Penal. Abraços!

  4. Boa noite, Ronaldo. Vc falou tanto em prestar atenção no enunciado e quando chegou na ultima de processo de habilitação,questão 10 não observei que era a incorreta e fui e marquei a B, quando na verdade era a A.
    MORAL DO CAUSO KKK TODA ATENÇÃO É POUCO!

  5. Parabéns pelas sua videos aulas muito bom eu fiz a prova onten passei com 23 pontos graça a vc aprendi, Parabéns deus te abeço-a por td sempre no seu caminho paz alegria.. obrigado por td msm……… Assistir tds os seus videos muito bom eu falei com meus colegas passei para eles o site para estudar muito bom…
    Parabens

  6. Ola Ronaldo. Gostaria de saber se caso eu comprar o curso ele pode ser enviado para o meu e-mail para ser acompanhado no iPad . Desde já agradeço a atenção .

  7. Boa noite sr. Ronaldo: Venho humildimente pedir-lhe desculpas pela dica errada que dei ao sr. sobre a palavra caçar, da aula de nº 4.
    Obrigado mais uma vez pelo seus ensinamentos, inclusive o de portugues, pois desconhecia homônimos como o sr. explicou anteriormente caçar é de caça aos animais, e cassar é reter, confiscar os documentos como citado na aula a CNH. Isto vai ficar gravado em minha memória, para fins de concursos que eu possa prestar futuramente e passar para outras pessoas leigas que desconhecem os homônimos, como era o meu caso. Peço desculpas tambem pelo e-mail do dia 27, na qual troquei o nome do sr. por Reinaldo. Um forte abraço com muito estima e consideração.
    Antonio Mendes Braga.

    • Não há de quê, meu caro Antônio Mendes! Trabalhamos com o público e, claro, estamos abertos a sugestões e críticas. Mesmo uma dica equivocada, nos pode nos acrescentar algo. Obrigado por participar com seu comentário. Gostaríamos que todos fossem assim, espontâneos.

  8. Boa tarde Ronaldo, gostaria de agradecer por disponibilizar no youtube suas aulas. São excelentes, muito didáticas. Tenho uma dúvida referente às categorias de habilitação. No seu vídeo consta que não há prazo para efetuar mudança da categoria D para a E. Estou estudando para um concurso e obtive a apostila utilizada numa auto escola de minha região na qual consta que para mudar para a categoria E é necessário ter no mínimo 1 ano de categoria C ou D. Houve alguma mudança no CTB em relação a isso? Qual é o correto? Desde já agradeço, abraço.

  9. Professor só uma dica de portugues; Caçar: apoderar-se, apossar-se. Verbo transitivo direto. Cassar esta incorreto. aula de nº 4. Um abraço. Obrigado pelo excelente trabalho que o sr. executa, e a grande oportunidade que o senhor nos proporciona com seu valioso material didatico. Que DEUS o abençõe e ilumine sempre o seu caminho.
    Cordialmente: Antonio

    • Cuidado com os homônimos “caçar” e “cassar”.

      “Caçar” significa perseguir animais para matar ou capturar: caçar onça, caçar tigre, caçar raposa.

      “Cassar” significa tornar nulo ou sem efeito: cassar os direitos, cassar o mandato, cassar concessão, cassar a habilitação (direito de dirigir).

      Obrigado por participar com seu comentário.

  10. Boa noite Sr. Reinaldo tudo bem: Tenho 61 anos.renovei minha CNH e aqui em Araras/SP após os 60 anos a válidade passa a ser de 3 anos.
    Na aula de nº 3 o Sr. informa que a renovação da CNH é valida por 5 anos até 65 anos de idade, e após os 65 anos a validade é de 3 anos.
    A minha duvida é a seguinte: Se o Detran é um orgão estadual, porque no estado de SP, a renovação após 60 anos é de 3 em 3 anos.
    Gostaria de saber qual é a lei, ou resolução que normatiza a renovação da CNH, e se é lei federal, para eu contestar, junto ao Detran aqui de SP, Obrigado.Um forte abraço.Parabens por este trabalho maravilhoso que o sr. disponibiliza a todos nós. Deus te abençõe.

    • Art. 147. O candidato à habilitação deverá submeter-se a exames realizados pelo órgão executivo de trânsito, na seguinte ordem:
      § 2º O exame de aptidão física e mental será preliminar e renovável a cada cinco anos, ou a cada três anos para condutores com mais de sessenta e cinco anos de idade, no local de residência ou domicílio do examinado.

      Mas atenção: Certamente o prazo da sua renovação foi inferior a 5 anos, não por razão de idade, mas por motivos de saúde (Acuidade visual, talvez). Procure se informar melhor sobre o seu caso.

      Abraços,
      Ronaldo Cardoso

  11. Quero agradecer e parabeniza-lo pela competência usada em sua didática. Na hora da prova, em muitas questões, parecia ouvir sua voz…das 40 acertei 37. Obrigada!!!!

  12. Gostei muito de suas aulas Ronaldo são bem explicativas parabéns, vou fazer minha prova bem tranquila porque aprendi muito com essas aulas muito obrigada!

  13. Ronaldo boa noite.estou fazendo o curso teórico ,eu bem sei e entendo que toda cfc fazem simulados da prova teórica ,tudo bem. Porém na cfc que estou tem uma norma que eu só posso fazer a prova se eu obtver uma çerta média de pontuação nós simulados.Porém , até onde sei segundo a resolução168 do contran basta concluir as 45 horas aula .Queria saber se há algum artigo ou insciso na resolução que me obriga a isso, e se não tiver ,como faço para recorrer ao meu direito,pois são apenas doze meses,não se pode perder tempo. Desde já agradeço pela atenção , e peço desculpas pelo tipo da pergunta ,e pelo tempo tomado.

  14. Olá Boa noite, estou assistindo suas aulas, elas são otimas,vou fazer a prova dia 26, estou muito anciosa , porém confiante. graças a suas aulas.espero ser aprovada!!!
    Até o dia 26 , com a resposta!
    Boa Noite!

  15. Comecei a ver os vídeos hoje aqui no meu serviço e já aprendi muita coisa.
    Vou fazer a prova nessa semana e estou me sentindo bem mais segura com os macetes que foram ensinados.
    Continue assim.
    Sucesso!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>