Blog

Qual melhor horário para aula de direção?

Este é o terceiro texto de uma série onde nós estamos mostrando tudo que você precisa saber antes de começar as suas aulas de direção na autoescola.

Aprenda muito mais com as videoaulas de direção gravadas pelo professor Ronaldo Cardoso  – do inicial ao avançado, você vai ver tudo que precisa para passar na prova de direção do Detran.

Temas a serem tratados nos textos

Nesta série nós vamos trabalhar com os seguintes temas, acerca das aulas de direção na autoescola:

  1. Como escolher um bom instrutor;
  2. Qual o melhor carro para fazer aulas de direção na autoescola;
  3. Quantas aulas são necessárias para ficar preparado para o exame do Detran;
  4. O que será avaliado na exame de direção do Detran.

Se você não quer correr o risco de perder nenhum, clique aqui e faça seu cadastro gratuitamente.

Quantidade mínima de aulas

Inicialmente, é importante destacar que o Conselho Nacional de Trânsito, por meio de sua Resolução 789/20, impõe uma quantidade mínima de aulas de prática de direção a serem realizadas em um Centro de Formação de Condutores (CFC), independentemente se o aluno já tem alguma habilidade com o veículo.

HABILITAÇÃO INICIAL – Para o candidato à primeira habilitação, seja na categoria A (motocicletas) ou B (automóveis), o número mínimo exigido é de 20 aulas (50 minutos cada).

ADIÇÃO DE CATEGORIA – Caso se trate de alguém já habilitado e queira fazer uma adição de categoria (tem A e quer B ou tem B, C, D ou E e quer A), o mínimo exigido são 15 aulas.

MUDANÇA DE CATEGORIA – Aqueles condutores que pretendem uma categoria mais elevada (C, D ou E) precisam cumprir pelo menos 20 aulas.

Respeite o número mínimo de aulas obrigatórias

Uma DÚVIDA muito comum por aqueles que buscam este tipo de serviço nas autoescolas é: Mesmo já tendo alguma prática com direção, preciso fazer as 20 aulas obrigatórias?

A resposta é: CLARO QUE SIM!

Trata-se de algo regulamentado pelo Contran. Não há uma maneira LEGAL de fazer menos aulas que as exigidas.

Cada aula precisa ser registrada no sistema informatizado do Detran e, caso encontre alguma autoescola que lhe ofereça registrar a aula sem que seja efetivamente realizada, DENUNCIE, pois trata-se da prática de CRIME, conforme consta no Código Penal brasileiro:

ARTIGO 313-A CP: “Inserir ou facilitar, o funcionário autorizado, a inserção de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administração Pública com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano”: Pena- reclusão de 2(dois) a 12 (doze) anos e multa.

Deve-se, ainda, considerar que mesmo tendo alguma “prática com o veículo”, você com certeza não conseguirá ficar tecnicamente preparado para o exame prático de direção se não passar pelo número mínimo de aulas exigidas.

Portanto, JAMAIS negocie diminuição no valor tratado com a autoescola, considerando uma redução no número de aulas e fuja de quem lhe oferece algo ilegal.

Como não perder tempo da sua aula

Normalmente as aulas são realizadas numa área distante da autoescola e o aluno perde tempo indo e voltando desta área.

Imagine que você gaste dez minutos para chegar ao local de treinamento e mais dez para retornar à autoescola. Vinte minutos da sua aula terão sidos consumidos com deslocamentos, ou seja, você terá realizado, efetivamente, 30 minutos de aula.

É claro que não tem como suprimir este tempo e também não tem como só começar a contar o tempo de aula quando chegar ao local de treinamento. Mas se você fizer duas aulas juntas, terá um total de 150 minutos de treinamento e só perderá 20 em deslocamento, ou seja, fará 120 minutos de efetivo treinamento.

Ao final das suas vinte aulas obrigatórias, você terá deixado de perder 200 minutos em deslocamentos – nossa, isso representa mais de 3 aulas inteiras!

Mas também não adianta querer fazer mais de duas aulas consecutivas. Primeiro porque o sistema do Detran não permite e segundo porque você vai se cansar e então o treino deixa de ser proveitoso.

O melhor horário para fazer aulas

Procure fazer as demais, bem cedinho, de preferência nos horários das 06:00 e 07:00 da manhã.

Entenda que seu instrutor é humano e, com certeza, com o passar do dia ficará desgastado física e psicologicamente – você não vai querer fazer aula com um instrutor cansado e estressado, vai?

Isso sem contar a sua própria disposição física e psicológica. Não tenha dúvida que o melhor horário para tirar o máximo de você é logo cedo, assim que acordar.

Está comprovado que nosso organismo (mente e corpo) responde 70% melhor às solicitações quando ainda no período matutino. Sem contar que, com o passar do dia, o trânsito e o calor ficarão insuportáveis.

Agende suas aulas com bastante ANTECEDÊNCIA para não ter dificuldades em conseguir os melhores horários.

Quantidade de aulas para ficar preparado

O processo de aprendizagem é algo muito relativo e totalmente pessoal.

É improvável que duas pessoas tenham exatamente as mesmas dificuldades e dúvidas. Porém, totalmente possível de se estabelecer perfis de alunos e assim conseguimos ter uma média da quantidade de aulas que a pessoa vai gastar para ficar preparada para o exame.

Entretanto, para saber qual é o perfil de aprendizado de uma pessoa, é necessário que aluno e instrutor tenham pelo menos uma aula juntos. Sem esse contato, normalmente eu utilizo uma MÉDIA baseada em PADRÕES de idade que indicam o seguinte:

Uma pessoa com até 20 anos de idade, por padrão, tem condições de ficar preparada para exame com as 20 aulas obrigatórias. A partir dessa idade, para cada ano a mais adiciona-se 1 aula. Exemplo: Uma pessoa com 37 anos de idade, vai gastar 37 aulas para ficar preparada.

ATENÇÃO: isso é um PADRÃO onde eu estou considerando fatores relacionados a uma pessoa com uma determinada idade, porém desconsiderando todos os outros aspectos que nos permitiriam fazer uma análise com maior precisão.

Entenda e respeite as suas limitações

Nada do que falamos até aqui terá valor se você não respeitar suas próprias limitações. Seja em casa, no trabalho, conjugal ou social, todos nós passamos por problemas e isso interfere diretamente no estado emocional e psicológico da pessoa.

Não vá fazer aulas com a cabeça cheia de problemas.

Outro fator a ser considerado é sua capacidade de absorção e assimilação do que lhe está sendo transmitido – não adianta querer se comparar com fulano ou ciclano. Porque ele conseguiu com um número “X” de aulas eu também tenho que conseguir, não é por aí.

Tenha calma, discernimento e consciência de que cada pessoa é um indivíduo com características particulares. Você não é igual a ninguém, então não se compare com os outros. Seres humanos tendem a desenvolver habilidades distintas – e graças a Deus por isso, neh?

Talvez você não consiga se desenvolver tão rapidamente dirigindo, e isso não é motivo para se preocupar. Se você mantiver o foco e a determinação, inevitavelmente você vai conseguir aprender – do jeito seu jeito e no seu tempo.

Aprenda a controlar suas emoções e faça o que está ao seu alcance, dê o seu máximo e não se preocupe com o número de aulas. Certamente seu instrutor NÃO VAI querer lhe “empurrar” mais aulas, simplesmente com a intenção de ganhar dinheiro em cima de você. Portanto, confie nele e faça a sua parte.

Conclusão

Por fim, digo que o aprendizado é composto de fases e cada uma deve ser impreterivelmente respeitada. Observe atentamente cada uma das dicas passadas neste texto e certamente alcançará o resultado que almeja.

Em nosso próximo encontro vamos falar sobreO QUE SERÁ AVALIADO NO EXAME DE DIREÇÃO DO DETRAN.

Quer receber videoaulas ensinando a dirigir melhor? Então clique neste botão vermelho aqui embaixo e INSCREVA-SE em nosso canal YouTube.com/LegTransito

É importante que você CLIQUE AQUI e baixe o nosso aplicativo para receber GRATUITAMENTE todos os vídeos do nosso canal.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL – GRÁTIS

Kit Aprovação - Pacote Completo com Manual Aluno + Simulados + DVD Curso Teórico