fbpx

Blog

Como alternativa para fugir do congestionamento Uber lança serviço de Patinetes elétricas compartilhadas

Com lançamento previsto para o início de 2019, a Uber já anunciou que vai implementar, no Brasil, o serviço de uso compartilhado de Patinetes elétricas. A empresa acredita que esta pode ser uma alternativa barata para driblar o trânsito das grandes cidades. A princípio a ideia parece ser boa. Mas será que funcionará aqui no Brasil?


Gosta de receber novidades sobre trânsito? Então
clique aqui e cadastre gratuitamente o seu e-mail.

 

Um dos primeiros empecilhos percebidos é em relação à depredação e furto dos equipamentos compartilhados – a exemplo do que já acontece com as bicicletas compartilhadas, as famosas “laranjinhas”.

O vandalismo e a prática de crimes, como o furto e a depredação de patrimônio alheio (público ou privado) é uma realidade com a qual nós, brasileiros, convivemos cotidianamente. Veja neste vídeo um flagrante do que estamos dizendo.

A Uber afirma que sistemas avançados de segurança serão utilizados. Os equipamentos vão contar com dispositivos antifurto desenvolvidos especialmente para o Brasil – para o ladrão conseguir levar, só quebrando!

Contudo, apesar destes entraves, nosso país é beneficiado com projetos como este, desde 2011, quando se iniciou o compartilhamento das “laranjinhas” na Cidade do Rio de Janeiro – pioneira neste serviço aqui no Brasil.

O Brasil já conta com um serviço de patinetes compartilhadas, o Scoo. O aplicativo vem sendo testado em São Paulo, mas a empresa já fala em expansão para outras cidades. Ele funciona da seguinte forma: o usuário baixa o aplicativo no celular e faz um cadastro. Então, o programa localiza onde estão as patinetes mais próximas para que ele possa retirar.

Essa iniciativa faz parte de um projeto da Uber de concentrar tudo que for relativo à mobilidade urbana em um aplicativo de celular. Além das corridas particulares e dos serviços de compartilhamento de patinetes e bicicletas elétricas, a empresa vem testando soluções para aluguel de carro e compra de passagens de ônibus, trem e metrô pelo smartphone.

Acredito ser um projeto útil para aqueles que queiram se safar do trânsito congestionado. Entretanto, sua amplitude se restringe a disponibilidade de ciclovias e ciclofaixas por onde esses veículos circulam. Portanto, mais uma vez, estamos diante de uma louvável ação realizada pela iniciativa privada que pode ter seus resultados limitados à negligência do poder público.

A propósito, durante toda esta campanha eleitoral 2018, ainda não vi nenhum candidato se manifestar em absolutamente nada que diga respeito à mobilidade independente de carros e motocicletas. Cadê as nossas ciclovias, senhores candidatos?

——-

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE PARA ASSISTIR VÍDEOS EM NOSSO CANAL – GRÁTIS

Kit Aprovação - Pacote Completo com Manual Aluno + Simulados + DVD Curso Teórico