fbpx

Blog

Como eliminar o nervosismo na presença do examinador do Detran

Dois dos motivos que mais reprovam na prova de direção são o nervosismo e a ansiedade. Se você também sofre com isso veja como permanecer concentrado, mesmo sob pressão, e assim conseguir a sua aprovação no exame do Detran.

CLIQUE AQUI para conhecer as melhores TÉCNICAS de como controlar o nervosismo e passar de primeira na prova teórica do Detran.

Diagnóstico

O processo de AVALIAÇÃO é algo que, por si só, gera nervosismo, tensão e ansiedade no candidato.  A pressão psicológica e emocional é muito grande e isso acontece, basicamente, por DOIS MOTIVOS:

  1. A mente humana NÃO foi programada para ser avaliada;
  2. A figura do examinador, sentado ali do seu lado, mexe com o emocional de qualquer um.

Este último, muitas vezes com uma postura autoritarista, pouco ou nada gentil e com fisionomia fechada. Tudo isso cria, em sua mente, uma percepção negativa da pessoa do examinador, nos levando a desenvolver uma CRENÇA LIMITANTE, ao pensar que ele está ali para te reprovar.

Sua mente entende que você está  numa situação de CONFRONTO, de PERIGO, e essa situação gera inúmeras reações emocionais, cognitivas e fisiológicas com respostas físicas como 1 aumento dos batimentos cardíacos; 2 aumento da pressão arterial; 3 tensão muscular; 4 dor de cabeça; 5 suor excessivo; 6 estresse dentre outros.

O ambiente desagradável causado pela avaliação, somado à  crença limitante criada sobre a figura do examinador são dois ingrediente fatais para detonar com o seu emocional e fazer com que você perca totalmente o controle das suas ações que, consequentemente, o levará à reprovação.

Solução

Para que você possa programar o seu cérebro para adaptar-se ao sistema de avaliação, peça o seu instrutor que faça SIMULAÇÕES durante as aulas de direção, exatamente conforme o que será cobrado na prova final.

Com o tempo, o seu cérebro passará a interpretar, tanto a avaliação, quanto o ambiente de prova,  como uma situação NORMAL, natural,  e assim você se sentirá mais tranquilo.

O problema do nervosismo na presença do examinador, também será resolvido com as simulações feitas em aulas.

Como o instrutor é alguém pelo qual você tem empatia, o fato dele te avaliar durante as aulas  vai fazer o seu cérebro associar essa empatia com o examinador, cuja função também é de avaliar.

Conclusão

Se você conseguiu captar as orientações passadas até aqui, certamente já está pronto para receber uma TÉCNICA EXTRA – eu estou falando de uma técnica de reprogramação de crenças. Preste muita atenção no que fazer:

Assim que você sentar no banco do carro, imagine que o examinador, ao seu lado, está te dizendo bem baixinho: Fique tranquilo… eu estou aqui para te ajudar… você vai ser aprovado.

Fazendo isso, você vai reprogramar o seu cérebro, tirando aquela crença limitante de que ele é um carrasco e agora passa a ver ele como um amigo, alguém disposto a te ajudar.

A propósito,  essa TÉCNICA EXTRA é o tema para o nosso próximo texto aqui no blog e também do canal YouTube – Reprogramação de Crenças Limitantes.

Você pode usar o poder de associação do seu cérebro para mudar a sua percepção em relação ao processo de avaliação e também em relação ao examinador, o associando a algo positivo, simplesmente colocando em prática as orientações passadas nesse texto.

Se você gostou das dicas, lembre-se de COMPARTILHAR com os seus amigos que também estão em busca de realizar sonho da carteira de habilitação.

——-

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE PARA ASSISTIR VÍDEOS EM NOSSO CANAL – GRÁTIS

Kit Aprovação - Pacote Completo com Manual Aluno + Simulados + DVD Curso Teórico