Blog

“Vamos fazer uma BALIZA”, esse, sem dúvida, é o comando mais temido por aqueles que estão em aulas ou avaliação para tirar a carteira de motorista. Por que esta manobra é tão temida? Será que é para isso tudo, mesmo?

Veja aqui os slides e materiais de apoio para a sua autoescola dar um show nas videoaulas online do curso teórico para prova do Detran. Personalizado com os dados do seu CFC – qualidade garantida por Ronaldo Cardoso.

Recebendo o comando correto

Inicialmente faz-se necessário esclarecer que o comando “faça uma baliza” NÃO é a forma adequada de pedir essa manobra.

Os dicionários da língua portuguesa nos mostram que “baliza” ou “balizar” são termos que se referem ao ato de “demarcar uma área por meio de dispositivos que a delimitam”.

No caso das aulas e exames de direção, essas áreas de baliza são demarcadas com cones, hastes, protótipos e outros, sempre observando as seguintes medidas:
a) a comprimento do veículo + 40%;
b) a largura do veículo + 40%.

Desse modo, a maneira correta de dar o comando durante as aulas ou exame de prática de direção é “coloque o veículo na área balizada” ou “manobre o veículo na área balizada”.

Depois de habilitado, o condutor não vai mais encontrar áreas balizadas com cones ou hastes, e sim vagas entre veículos onde esse motorista pode manobrar para colocar seu veículo seja para fins de parada ou estacionamento.

Baliza NÃO é estacionamento

Manobrar o veículo imobilizando-o numa vaga, ou área balizada, NÃO significa que o mesmo esteja estacionando, conforme muitos pensam.

Já vi casos de motoristas profissionais criticarem o instrutor que pediu para seu aluno “fazer uma baliza” numa vaga de ambulância ou área de táxi, afirmando que aquela manobra NÃO é permitida ali naquele local.

É importante entender que as áreas citadas são para o ESTACIONAMENTO dos respectivos veículos (ambulância, táxi), assim como poderiam áreas para viatura policial e outros, não tendo nada que impeça a PARADA nestes locais.

Por exemplo: se o instrutor pedir uma baliza em frente a uma garagem, está certo ou errado?

Inicialmente, não há nenhuma irregularidade na manobra, a menos que estejam, de fato, ESTACIONANDO ali, algo que eu acho pouco provável durante uma aula de direção.

Se a manobra vai caracterizar uma PARADA ou ESTACIONAMENTO, é a finalidade e o tempo da imobilização que vai definir, conforme anexo I do CTB.

Feitas essas considerações iniciais, bora então para os 10 passos para você conseguir fazer uma baliza perfeita de maneira muito fácil.

Primeiro passo na baliza

Se você está procurando uma vaga para fazer a sua manobra (baliza), coloque segunda marcha e vá bem devagar, aproximadamente 20 km/h.

Assim que avistar a vaga, você deve reduzir para primeira marcha e ir o mais devagar que puder, no máximo 10 km/h, e analisar visualmente se o seu carro cabe no espaço disponível.

Segundo passo na baliza

Se você perceber que o seu carro cabe naquele espaço, ligue a seta para a direita indicando que vai manobrar ali, pare ao lado da vaga e estenda o braço para fora, assim você segura o trânsito lá atrás.

Terceiro passo na baliza

Depois que o trânsito lá atrás estiver parado, puxe o seu carro para frente, bem devagar, colocando-o ao lado do outro veículo, cerca de dois palmos um do outro – a traseira do seu carro deve ficar alinhada com a do carro que está ao lado.

Quarto passo na baliza

Coloque a marcha à ré, mexa com a cabeça para verificar olhando em todas as direções e também nos retrovisores para ter certeza de que pode começar a afastar o carro sem perigo de esbarrar em nada ou ninguém – tome muito cuidado com pessoas passando atrás do carro.

Quinto passo na baliza

Assim que o carro começar a movimentar para trás, comece a virar o volante para o lado da calçada, neste caso o lado direito, para começar a entrar na vaga…

… na maioria das vezes, quem está fazendo a baliza, fica olhando somente para trás e pelo retrovisor direito, tentando ver a distância da roda do seu carro em relação ao meio-fio.

MAS CUIDADO, enquanto o seu carro entra de traseira na vaga, a frente é deslocada para o meio da rua, avançando a faixa de trânsito contrária. Neste momento é importante verificar se não tem nenhum apressadinho tentando passar na hora que você estiver manobrando.

Sexto passo na baliza

Afaste seu carro entrando na vaga até conseguir ver o farol direito do carro de trás, pelo seu retrovisor esquerdo…

… veja também neste ângulo.

… mas não fique olhando só o retrovisor esquerdo, tem que mexer com a cabeça olhando em TODAS as direções.

Sétimo passo na baliza

Comece a virar o volante para o lado esquerdo enquanto continua entrando na vaga.

O ideal é que você consiga virar o volante até o final (para o lado esquerdo) antes do carro chegar no limite da vaga – nesse momento o carro deve estar muito devagar, praticamente parado.

Oitavo passo na baliza

Pare o carro ao chegar no limite da vaga (próximo ao carro de trás). Neste momento a roda traseira direita do seu carro, deve estar a aproximadamente 20 cm do meio-fio.

Nono passo na baliza

Com o carro no limite da vaga (próximo ao carro de trás) vire o volante em pelo menos duas voltas para o lado da calçada e comece  a movimentar o seu carro para frente.

Se perceber que a roda da frente está para fora (mais longe que a roda traseira), dê mais uma volta no volante para o lado da calçada e continue puxando pra frente até alinhar as rodas traseira e dianteira do seu carro, ambas numa distância de aproximadamente 20 cm do meio-fio.

Décimo passo na baliza

Pare o veículo ao se aproximar do carro da Frente.

Conclusão

Neste manual, conciliando imagens e texto, eu tentei mostrar como fazer uma baliza em 10 passos simples.

Obviamente que não foi possível mostrar todos os ângulos que você precisa ver, mas para compensar isso nós temos DUAS SUGESTÕES:

1. Comente aqui embaixo o que você gostaria de ver que não foi mostrado neste manual;
2. Assista AQUI ao vídeo onde nós mostramos esses 10 passos em vários ângulos.

Espero que tenha gostado. Por favor, mande sugestões de conteúdos que você queira ver.

Kit Aprovação - Pacote Completo com Manual Aluno + Simulados + DVD Curso Teórico