Blog

Controle de Embreagem exigido nas provas do Detran induz ao erro

Durante a prova prática do Detran, que avalia os candidatos à habilitação para conduzir veículos de 4 ou mais rodas, o controle de embreagem é uma das manobras exigidas que podem reprovar o aluno. Entretanto, além de já sabido que este tipo de manobra prejudica, consideravelmente, vários dispositivos mecânicos do veículo, sua eficácia, no que diz respeito à formação do condutor, é questionável – entenda por quê.


Gosta de receber novidades sobre trânsito? Então
clique aqui e cadastre gratuitamente o seu e-mail.

 

A embreagem é um dos diversos itens do carro que sofre desgaste natural – mais cedo ou mais tarde, ela precisará ser trocada. Porém, sua vida útil não é pré-determinada e pode variar bastante. O fator que mais influencia na durabilidade deste componente é o modo como ele é utilizado pelo motorista. Os condutores mais cuidadosos, inclusive, evitam abusar do controle de embreagem ou até mesmo manter o pedal acionado com o carro parado.

Segundo o especialista Leandro Perestrelo, membro da Comissão Técnica de Transmissões da SAE Brasil, “quando condutor permanece com o pedal da embreagem pressionado até o fim de seu curso, sem modula-lo, com a primeira marcha engatada e o freio acionado, o desgaste envolve menor quantidade de componentes e não tem consequências preocupantes”.

“O pior quadro, de longe, acontece quando o motorista mantém parado apenas controlando a embreagem e o acelerador. Nesse caso, a vida útil do componente será reduzida. O platô fica girando, mas o disco fica parado, e essa situação é extremamente danosa”, pondera Perestrelo. Nessa hipótese, o material de contato do disco sofre atrito, provocando maior desgaste.”

“O disco é feito para ser modulado por um ou dois segundos; três segundos, no máximo. Se o motorista fica fazendo o controle, chega a provocar desgaste equivalente ao de 100 partidas em uma única vez”, adverte o engenheiro da SAE. Além disso, Perestrelo destaca que, devido ao atrito, essa situação gera muito calor. Consequentemente, pode causar superaquecimento no sistema.

Desse modo, o ideal é que o condutor utilize o controle de embreagem apenas para colocar o veículo em movimento. “Não precisa ser algo desesperado, mas o motorista deve modular o pedal o mais rapidamente possível,” sintetiza o especialista.

Ora, se a formação do condutor inclui orientá-lo e avaliá-lo quanto à sua conduta em relação ao correto manuseio do veículo, dentre outros, como pode o Contran exigir que essa manobra, prejudicial ao bom funcionamento da máquina, seja executada durante as aulas e exames?

Sei que alguns profissionais (instrutores / examinadores) vão contestar dizendo que é uma manobra necessária para avaliar o “domínio” do candidato em relação ao uso da embreagem. Contudo, vejo outras formas de avaliar isso, como por exemplo, na manobra de baliza onde, inevitavelmente, o aluno terá que demonstrar total controle dos pedais.

Ademais, há bancas examinadoras que NÃO permitem que o candidato use o controle de embreagem numa interseção em aclive, diante de uma placa de Parada Obrigatória, por exemplo, exigindo que este utilize o freio. Óbvio que acionar o freio não é a conduta mais adequada em uma parada rápida, como a da situação hipotética. Conforme bem disse Perestrelo, a manobra de controle de embreagem PODE ser utilizada, desde que por tempo inferior a três segundos, sem que isso represente comprometimento mecânico ao veículo.

CONCLUSÃO

Há décadas vem sendo cobrada, dos candidatos, esta manobra que, além de prejudicar componentes mecânicos do veículo, induz à utilização equivocada dos comandos da máquina. Ao contrário do que os Detran’s estão fazendo (sob normatização do Contran), o controle de embreagem NÃO é para ser usado em paradas junto ao meio-fio – neste caso o recomendável é que se pise no freio -, mas, excepcionalmente, naquelas paradas rápidas (de até 3 segundos) em que o condutor precisa imobilizar o veículo para avaliar o trânsito da via transversal e prosseguir com segurança.

——-

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE PARA ASSISTIR VÍDEOS EM NOSSO CANAL – GRÁTIS

Kit Aprovação - Pacote Completo com Manual Aluno + Simulados + DVD Curso Teórico