A mídia e as redes sociais foram infestadas, nos últimos dias, pela notícia de que a partir de junho de 2018 todos os condutores que forem renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) terão que passar por um Curso na autoescola. Enfim, esta informação é verdadeira ou não passa de mais um Mito proliferado na internet?
Gosta de receber novidades sobre trânsito? Então clique aqui e cadastre gratuitamente o seu e-mail.
No dia 06 de março do ano corrente, foi publicada a Resolução 726/18 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que entrará em vigor a partir de 06/06/18 trazendo várias e radicais mudanças em relação à habilitação para conduzir veículos.
Dentre as mudanças uma contemplou diretamente os condutores mais experientes – aqueles já em fase de renovação da CNH -, veja:
Seção V – Da Renovação da Carteira Nacional de Habilitação
Art. 20. Para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação, o condutor deverá submeter-se à realização:
I – de Exame de Aptidão Física e Mental, caso seja autorizado a conduzir ciclomotor ou habilitado nas categorias A e/ou B;
II – de Exame Toxicológico de larga janela de detecção e Exame de Aptidão Física e Mental, caso seja habilitado nas categorias C, D e/ou E;
III – aprovação em CURSO de atualização ou DE APERFEIÇOAMENTO, conforme regulamentação estabelecida no Anexo IV desta Resolução.
Neste trecho, a resolução justifica a necessidade do curso: O Curso de Aperfeiçoamento para Renovação da CNH tem por objetivo precípuo atualizar as informações e os conhecimentos sobre as legislações de trânsito, considerando a circunstância das constantes e contínuas alterações, mantendo o condutor permanentemente ciente e consciente das determinações emanadas do legislador.
CARGA HORÁRIA e ENTIDADE MINISTRADORA
O curso contém 10 horas/aulas e poderá ser feito em, no mínimo, dois dias (5 h/a por dia) e abordará temas como: Infrações e Crimes de trânsito e suas punições; Normas de Circulação e Conduta; Sinalização de Trânsito e Condução Segura.
O Curso de Aperfeiçoamento deverá ser realizado na própria autoescola de forma presencial, ou online no formato EAD (Ensino à Distância) por uma instituição credenciada para tal.
NECESSIDADE DE PROVA JUNTO AO DETRAN
Importante destacar que, independentemente se o curso será feito no formato presencial ou online, o condutor terá que passar por prova teórica junto ao Detran. A avaliação terá 30 questões com 4 alternativas por questão, sendo apenas uma resposta a ser assinalada. O aproveitamento mínimo exigido para aprovação é de pelo menos 70%.
Caso o condutor não atinja o aproveitamento mínimo exigido, poderá repetir a prova outras vezes respeitando o período de interstício de 3 dias.
A insatisfação foi geral entre os condutores já habilitados. Entretanto, penso ser um “mal necessário” uma vez que o último contato, da maioria destes condutores, com a legislação de trânsito foi na ocasião de tirar sua habilitação – o que os deixa em total desconhecimento das atuais normas que regem o trânsito.
Se você pensa que sabe o suficiente para não precisar passar por este curso, CLIQUE AQUI e faça um teste simples de conhecimentos básicos requeridos no dia a dia de qualquer motorista.
——–
MInha esposa necessita renovar CNH e gostaria de telefonar para pagar taxa do curso que você ministra se on line ou por CD , não sei qual a forma ideal.
Favor enviar resposta / e-mail – lignongb@gmail.com
PS: se possível telefone para contato.
Olá! Por favor, chame no zap 33 9 8454 1720
Bom dia Ronaldo em julho vou pegar minha habilitação categoria B definitiva, eu vou precisar fazer esse exame TD de novo? OMinha c
Bom Dia Ronaldo! Então, eu tinha entendido que seria apenas para aqueles com mais de 5 anos de CNH vencida, que já tem que fazer o curso de atualização, então achei que só tinha acrescentado a esses o exame teórico. Más então são para todos, a cada 5 anos repetindo o processo de aulas e prova teórica???
Boa noite
Consegui acertar quatro questões, graças a Deus. Se não conseguise tbm, desistiria das minhas aulas teóricas. Obrigada pelos ensinamentos sempre, meu querido mestre
Olá Ronaldo como vai?
Tenho uma dúvida:
Tenho Cat. A/E vindo da “C” pra “E”. Gostaria de saber se pra adicionar a “D” eu preciso dar baixa (cancelar) a “E” e posteriormente fazer a “E” novamente ou faço a “D” e continuo habilitado na “E”?
Por favor me ajude. Obrigado e parabéns pelo site e ajuda ao povo, uma vez que estamos todos batendo cabeça. Gde abraço.
Todas as categorias pelas quais o condutor prestou exame de direção constarão em seu prontuário.
Exemplo: Eu fiz a categoria B; depois a Cat. A; Depois a Cat. D e por fim a Cat. E.
No meu prontuário constará A, B, D e E.
Para eu dirigir um caminhão precisarei adicionar a categoria C… sem que seja necessário voltar categoria ou fazer qualquer outra coisa.