Discordância com a norma legal; erros gramaticais; dupla (ou até tripla) interpretação; gabarito errado; tecnicismo desnecessário; vocabulário incompatível com o grau de escolaridade exigido; inaplicabilidade ao dia a dia do condutor […]; esses são apenas alguns dos TANTOS problemas encontrados nas provas teóricas dos Detrans, Brasil afora.
Se você gosta de ler conteúdos como este, clique aqui e cadastre gratuitamente seu e-mail.
Não é incomum ver candidatos à habilitação reclamando de problemas encontrados nas questões apresentadas nas provas teóricas do Detran.
Recentemente, uma questão aplicada pelo Detran/MG, numa de suas Ciretrans, trazia o seguinte enunciado:
QUESTÃO
Marque a alternativa que corresponde ao sinal sonoro emitido pelo agente de trânsito, cuja ordem é: “motoristas a postos”:
a) Um silvo breve;
b) Um silvo longo e um breve;
c) Três silvos longos;
d) Dois silvos breves.
O gabarito exibiu, como resposta correta, a alternativa “c”, três silvos longos.
Conhecer a sinalização de trânsito e as normas de circulação, é algo extremamente básico – o mínimo que qualquer condutor precisa dominar para conduzir o seu veículo nas vias públicas.
Entretanto, como se pode constatar na questão exibida, o próprio Detran/MG tropeçou ao utilizar-se de uma sinalização que deixou de existir desde 2004, com o implemento da resolução 160 do Contran, que reduziu de seis para três os sinais sonoros a serem utilizados nas operações de trânsito.
Entenda
Anteriormente à resolução 160/04, as sinalizações sonoras eram as seguintes:
- Um silvo breve: atenção, siga;
- Dois silvos breves: pare;
- Três silvos breves: acenda as lanternas;
- Um silvo longo: diminua a marcha;
- Um silvo longo e um breve: trânsito impedido em todas as direções;
- Três silvos longos: motoristas a postos.
Entretanto, com a implementação da Resolução 160/04, somente as sinalizações referenciadas nos itens 1, 2 e 4 persistiram (em negrito), as demais (3, 5 e 6) foram extintas.
O pior de tudo (pelo menos pra mim, foi, rsr) é que o candidato que errou essa questão me mandou um e-mail mal educado reclamando o fato de eu ter ensinado errado, nos vídeos que disponibilizo em nosso canal YouTube.com/LegTransito.
Nesse e-mail o aluno disse que “EXISTE SIM” a sinalização com três silvos longos e me “provou” isso, exibindo esta imagem encontrada em um site na internet:
Atenção
Primeiramente quero reforçar um alerta que sempre faço em meus vídeos e demais materiais que produzo: CUIDADO COM AS SUAS FONTES DE INFORMAÇÃO.
O que mais tem, na internet, são sites em busca, simplesmente, do seu clique, da sua atenção. Sem nenhum compromisso com você ou com a informação que lhe está sendo oferecida.
Vira e mexe tem aluno recomendando: “baixe o aplicativo tal para você treinar para prova do Detran”; “acesse aquele tal site, que lá tem muitas coisas legais que vão te ajudar” […], CUIDADO!
Busque fontes confiáveis. Não precisa ir muito longe para isso – aqui mesmo, no site / blog autoescolaonline.net nós disponibilizamos vários materiais e informações que vão te ajudar na sua preparação para a prova do Detran – Inclusive materiais para ajudar também a você que é instrutor.
Veja aqui como você pode fazer PROVAS SIMULADAS online, de qualquer Detran do Brasil ou, aqui se você quer baixar RESUMOS para te ajudar a estudar.
Conclusão
Sinceramente, apesar de testemunhar equívocos dos mais diversos na provas dos Detrans, não acredito que essa questão tenha sido resultado de DESCONHECIMENTO da regra, mas de falta de ATUALIZAÇÃO (apesar dos 15 anos já transcorridos).
Contudo, penso que já passou da hora dos Detrans, ou outros órgãos envolvidos na formação e educação dos condutores, levarem esse trabalho mais a sério.
Não dá para, simplesmente, colocar QUALQUER PESSOA (sem o devido conhecimento técnico e preparo) para elaborar ou revisar as questões aplicadas nas provas – do mesmo modo para a prática de direção.
Há pouco tempo, conversando com um amigo, até então integrante do Denatran, eu apresentei à ele uma sugestão que, num primeiro momento, foi recebida com bom ânimo. Segue:
Vamos criar um banco de questões ÚNICO, de onde os Detrans possam extrair as provas que serão aplicadas aos candidatos à habilitação, independentemente de qual Estado sejam.
Sugiro, também, que seja aberto um cadastro de VOLUNTÁRIOS (não remunerados), naturalmente profissionais do trânsito – instrutores, agentes e outros – para que estes possam inserir (sugerir) as questões que alimentarão esse sistema.
Com isso, o órgão responsável (nesse caso o Denatran) demandaria apenas de uma pequena equipe de servidores para VALIDAR as questões que estivessem em total conformidade com os conteúdos propostos.
Enquanto a minha sugestão não é colocada em prática (se é que vão acatá-la), esperamos que cada Detran, a exemplo do que já ocorre no RS, crie um procedimento onde o candidato possa RECORRER de questões que, eventualmente, venham apresentar equívocos.
Isso é RESPEITO, não só com os candidatos (cidadãos), mas com a segurança do trânsito.
——-
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE PARA ASSISTIR VÍDEOS EM NOSSO CANAL – GRÁTIS