Qualquer candidato que seja reprovado no teste teórico ou prático de direção do Detran, não vai mais precisar esperar 15 dias para repetir o exame. Veja como vai funcionar.
Aprenda muito mais com as videoaulas de direção gravadas pelo professor Ronaldo Cardoso – do inicial ao avançado, você vai ver tudo que precisa para passar na prova de direção do Detran.
Outros temas sugeridos
Talvez você também se interesse também por estes temas:
- Como escolher um bom instrutor;
- Qual o melhor carro para fazer aulas de direção na autoescola;
- Quantas aulas são necessárias para ficar preparado para o exame do Detran;
- O que mais reprova no exame de direção do Detran;
- Como se preparar para ser aprovado no exame psicotécnico do Detran.
Se você não quer correr o risco de perder nenhum conteúdo do nosso site, clique aqui e faça seu cadastro GRATUITAMENTE.
Prazo de interstício
Até então, os candidatos à habilitação reprovados no exame teórico ou prático do Detran, devem aguardar quinze dias para, então, poder refazer o respectivo teste.
CTB, art. 151. No caso de reprovação no exame escrito sobre legislação de trânsito ou de direção veicular, o candidato só poderá repetir o exame depois de decorridos quinze dias da divulgação do resultado.
Mudança trazida pela Lei 14.071/20
Entretanto, com a aprovação da Lei 14.071 de 2020, sancionada pelo presidente da república no dia 14 de outubro deste ano e que entra em vigor a partir do dia 12 de abril de 2021, o artigo 151 do Código de Trânsito Brasileiro foi REVOGADO e, com isso, extingue-se o prazo de interstício (15 dias) para repetir o exame no qual o candidato tenha sido reprovado.
Autoescola não consegue marcar o exame
Apesar da alteração, já é de conhecimento de muitos que as autoescolas vêm encontrando dificuldade de marcar o reexame com prazos menores, por conta da agenda de provas do Detran. Há casos em que o candidato precisa aguardar meses para repetir um exame.
Portanto, o que trago para reflexão é SE com a extinção do prazo de interstício os Detran conseguirão ajustar sua agenda de provas de modo a fazer cumprir o direito do candidato repetir a prova em prazo mais curto, de modo que não venha a prejudicá-lo em relação à validade do seu processo de habilitação, que hoje é de 12 meses.
Por que existia esse prazo de interstício?
Certamente o legislador não estabeleceu esse prazo de 15 dias à toa. Os instrutores de trânsito que o digam: será que um aluno que acabou de ser reprovado em um determinado exame, já tem condições técnicas para repetir esse teste imediatamente? Provavelmente não.
Obviamente, esse candidato foi reprovado porque ainda não se encontrava em um nível técnico suficiente para convencer os examinadores de sua capacidade para assumir a direção de um veículo em via pública, sozinho. Portanto, subentende-se que este precisa de um treinamento adicional. Daí a necessidade do prazo de interstício para o candidato ter tempo para se preparar melhor.
Conclusão
Se tecnicamente pode parecer não ser adequado extinguir o prazo entre um exame e o outro, por outro abre-se a possibilidade do próprio aluno, juntamente com o seu instrutor, definirem melhor o seu plano de aulas, ajustando suas necessidades ao tempo que o seu processo de habilitação ainda tem em aberto.
No final das contas, não tenho dúvida de que a revogação do artigo 151 do CTB, que trazia esse prazo de 15 dias para se repetir um exame, traz benefícios para os candidatos à habilitação.
Para melhorar, a sugestão que fica é para que os Detrans consigam ajustar suas agendas de maneira a efetivamente conseguirem atender os candidatos dentros dos prazos que melhor lhes atenda.
Quer receber vídeos sobre legislação de trânsito? Então clique neste botão vermelho aqui embaixo e INSCREVA-SE em nosso canal YouTube.com/LegTransito
É importante, também, que você CLIQUE AQUI e baixe o nosso aplicativo para receber GRATUITAMENTE todos os vídeos e textos que produzimos sobre trânsito.
Estou extremamente frustrada com este processo de avaliação, atualmente as pessoas ficam aguardando de 6 a 9 meses pra fazer o exame prático e como alguém que não dirige, que respeita as leis pode conseguir fazer um exame prático nestas condições.
E detalhe pagar $270,00 sendo que a taxa do Detran é de $40,00! Ridículo abusivo e a lei não faz nada.
Ficamos vendidos a estas auto escolas,
Bom dia Gostaria de saber o que eu posso fazer quando dirijo o carro da autoescola nas aulas práticas e os pedais estão normais, mas no dia do exame o pedal da embreagem está mais alto e duro e o carro não anda daí o carro morre mais de uma vez e sou reprovada me dá uma ajuda por favor.Obrigada
Fui reprovado na prova de legislação. Paguei o DAE para remarcar minha prova pela internet mais não estpu conseguindo o que eu faço
Bom dia.
Preciso de uma orientação, fiz a prova pratica a mais de1 ano atrás e depois devido a pandemia fui deixando pra lá e não paguei o Duda reprovação, conseqüentemente nao fiz a prova.
Qual seria o procedimento para tentar novamente ser habilitado, tem q ser na mesma auto escola, preciso recomeçar tudo!?
A validade do processo de habilitação está suspensa desde o início da pandemia (março de 2020). Procure a sua autoescola para dar continuidade ao seu processo de habilitação.
Eu comecei na auto escola antes dessa nova lei fiz a prova ontem não passei ai minha professora falou q não posso marca de imediato pq me enquadro no processo antigo isso é verdade?tenho q esperar 15 dias ??
Oi Boa tarde fui reprovado na teórica tenho quantos dias prá reeemarca de novo
Bom dia eu fiz a prova de moto ontem fiz todo o percurso certo e na hora da redução de marcha afoguei e coloquei o pé no chão gostaria de saber se é falta eliminatória desde de já muito obrigado
Quando rodamos na prova prática
Temos que continuar de onde paramos em outra vez que vamos fazer ou iniciar tudo novamente desde a baliza.
Fui reprovada na b , quero saber o valor do reteste?
Olá Ronaldo! Aprendi dirigir mais com suas aulas do que com as aulas da auto escola. Minha dúvida é a seguinte: em alguns sites há a informação de que o prazo para obtenção da CNH mudou, devido à pandemia, de 12 para 18 meses essa informação procede? É válida para todo Brasil? Um abraço!
Não mudou. O prazo do processo de habilitação continua de 12 meses. Porém, por conta da pandemia, inicialmente deu-se mais 6 meses adicionar e agora suspenderam o vencimento até o fim da pandemia. Ou seja, atualmente o seu processo não vence.
Ola estou tirando categorias A eB ja fui aprovado na B perco o direito da B seu eu reprovar na A?
Não perde.
Boa noite..queria saber .se na reabilitação eu fui aprovado na b e reprovado na a..posso ficar só com a b..ou tenho q fazer até conseguir a carta A
Concordo que o aluno de reteste deveria se aperfeiçoar mais no período de interstício. Porém não é o que ocorre. Pois para isso acontecer ele deveria fazer mais algumas aulas, principalmente práticas e isso acarretará em gastos adicionais. Não querendo ou não podendo gastar ele não concorda em fazer, mesmo que o CFC ou o instrutor lhe oriente para a importância em praticar.
Eu fui reprovada no exame prático da dar D
Agora já paguei a taxa do Detran de R$40,00. Como faço para remarcar o exame?