Se você é profissional de trânsito ou um condutor diferenciado, um material que não pode faltar em suas mãos é o Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito (MBFT).
Para receber textos como este, CLIQUE AQUI e cadastre o seu e-mail.
O que é este manual?
Trata-se de um manual que dispõe de todas as infrações previstas na legislação de trânsito, abordando de maneira minuciosa a exata conduta que os agentes fiscalizadores devem adotar ao se deparar com qualquer uma delas, procedendo com a lavratura do auto de infração de trânsito (AIT), a aplicação das medidas administrativas, quando cabíveis, e demais providências pertinentes ao ato infracional.
São centenas de fichas de enquadramento para as infrações de trânsito. Todas elaboradas com riqueza de detalhes, tais quais permitem ao leitor entender cada parâmetro estabelecido para a atuação dos agentes fiscalizadores.
Segue exemplo de uma ficha do MBFT:
A quem se destina?
Como profissional educador de trânsito há mais de 20 anos, reconheço que esse é um material de grande importância para os agentes fiscalizadores, e vejo como INDISPENSÁVEL para todos os condutores.
Afinal, são tantas as infrações previstas na legislação de trânsito que, certamente, muitos condutores as cometem sem nem mesmo saber que estão a praticar uma inobservância à norma.
Outra classe, para a qual esse manual é de imensurável relevância, é a de instrutores de trânsito. Incontáveis são as vezes que eu me deparei com “deslizes” de profissionais educadores, ao tratar de condutas infracionais, em suas aulas.
Enfim, se você é um agente fiscalizador, um profissional educador de trânsito ou um motorista (diferenciado), não tenha dúvida de que este material fará TODA a diferença para a execução de suas tarefas no trânsito.
Este manual substitui o Código de Trânsito?
Não. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) aborda a legislação de trânsito brasileira (lei 9.503/97) com conceitos sobre a composição do Sistema Nacional de Trânsito e seus integrantes; normas de circulação e conduta para condutores, ciclistas e pedestres; educação para o trânsito; entre outros.
Já o Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito (MBFT) tem o foco voltado para a atuação dos agentes fiscalizadores face às condutas infracionais, previstas em lei, e suas respectivas punições.
Boa notícia
Em razão das muitas e recorrentes mudanças na legislação de trânsito, é difícil, até mesmo para os órgãos e componentes do Sistema Nacional de Trânsito, manterem um manual atualizado e organizado – o que acaba por nos deixar desamparados quando precisamos nos inteirar sobre os temas nele abordados.
Entretanto, é possível encontrarmos este manual organizado e atualizado por grandes nomes do trânsito no cenário nacional.
A última versão atualizada do MBFT (2019) é do Mestre Luís Carlos Paulino, em parceria com outros dois gigantes da área: Emanoel Plácido da Silva e João Kelber Gomes Fernandes.
Se você é um profissional do trânsito ou mesmo um condutor diferenciado, não deixe de ter em sua prateleira este material tão rico e importante para o seu dia a dia no trânsito.
Clique aqui e conheça um pouco mais desse material incrível e, caso você realmente queira se destacar no trânsito, considere ainda a aquisição do livro CRIMES DE TRÂNSITO, também de autoria do Mestre Luís Carlos Paulino em coautoria com outros três grandes nomes.
——-
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE PARA ASSISTIR VÍDEOS EM NOSSO CANAL – GRÁTIS
Qual o valor dos manuais:
– Manual Brasileiro de fiscalização de trânsito;
– Crimes de trânsito?
Olá, Ednaldo! No próprio texto tem os links para compra dos manuais. A compra é direta com o autor / editora. Obrigado!
Satisfação ter mais um dos nossos livros sendo divulgado pelo amigo. Sucesso sempre. Grande abraço!