–
“Marque qual alternativa NÃO corresponde a uma matéria-prima utilizada na produção de etanol.” Essa é uma questão cobrada nas provas do Detran e que 99% das pessoas erram. Será que você sabe qual é a resposta?
Não tem tempo para estudar ou não conseguiu aprender o que precisava? Então clique aqui e conheça o nosso curso online preparatório para prova do Detran – Nele, a aprovação é garantida!
No Brasil são utilizados combustíveis de origem fóssil como a gasolina e o diesel – estes são os mais comuns – e também combustíveis de origem vegetal, é o caso do álcool – ou seria etanol?
Primeiramente, saiba que álcool e etanol são a mesma substância. Entretanto, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) publicou, em 2010, uma resolução orientando que fosse utilizado o termo “etanol”, nas bombas dos postos de combustíveis – embora a palavra “álcool” ainda seja a mais popular.
Mas, voltando à origem do nosso texto, para melhor análise do assunto, segue a íntegra da questão cobrada nas provas do Detran, que tem feito muitos perderem um pontinho precioso:
PROVA DETRAN – QUESTÃO Nº XX
Marque qual alternativa não corresponde a uma matéria-prima utilizada na fabricação de álcool, no Brasil:
- a) Cana-de-açúcar;
- b) Milho verde;
- c) Batata doce;
- d) Vinhaça.
Desde a infância aprendemos que álcool / etanol é uma substância produzida a partir cana-de-açúcar e é aí que o candidato se confunde. O conceito que ele tem sobre produção de etanol, faz ele pensar que a questão foi elaborada equivocadamente – ao invés de pedir aquela matéria-prima que NÃO É, deveria ter pedido aquela QUE É – desse modo, a resposta seria a alternativa “a”.
Se você também pensa que álcool (ou etanol) só é extraído de cana-de-açúcar, saiba que isso não é verdade. O álcool / etanol também pode ser extraído de milho, beterraba, mandioca, batata-doce, entre outras – é verdade que aqui no Brasil predomina a cana-de-açúcar na produção desse combustível, mas não é só dela.
Com essas informações, você já consegue identificar que a resposta da questão só pode ser “vinhaça”. Mas o que seria essa tal vinhaça?
A vinhaça, também conhecida pelos nomes vinhoto, tiborna ou restilo, é um resíduo pastoso e malcheiroso que sobra após a destilação fracionada do caldo de cana-de-açúcar fermentado, para a obtenção do etanol (álcool etílico).
Trata-se de uma substância altamente poluente que, se dispersada inadequadamente, pode causar danos gigantescos ao meio ambiente – especialmente aos rios com toda a sua fauna e flora.
Para cada litro de álcool produzido, 12 litros de vinhaça são deixados como resíduo. Para saber mais sobre esta substância, clique aqui.
Conclusão
Agora que você já sabe quais são as matérias-primas utilizadas na produção de álcool / etanol, não vai mais errar este tipo de questão nas provas do Detran, concorda?
Mas antes de concluir quero, ainda, orientar que o etanol, além de mais barato que a gasolina, é um dos combustíveis que menos impactam o meio ambiente. Portanto, sempre que tiver a oportunidade opte em abastecer o seu possante com este tipo de combustível. Assim você economiza uma grana e, de quebra, faz sua parte para preservação do nosso planeta.
——-
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE PARA ASSISTIR VÍDEOS EM NOSSO CANAL – GRÁTIS