Blog

Fim do curso teórico; fim do simulador de direção; fim das aulas noturnas; instrutor autônomo - Quais impactos essas mudanças trariam? 

Fim do curso teórico; fim do simulador de direção; fim das aulas noturnas; instrutor autônomo – Quais impactos essas mudanças trariam?

Para receber textos como este, CLIQUE AQUI e cadastre o seu e-mail.

Desde que o atual Presidente, Jair Messias Bolsonaro, tomou posse, suas declarações têm sido no sentido de “desburocratizar o processo de formação de condutores”.

Dentre as medidas a serem adotadas, algumas estão causando grande preocupação à classe de empresários e profissionais de Centros de Formação de Condutores (CFC – Autoescola).

Em conversa (in off) com o Diretor do setor de educação de trânsito do Denatran, Francisco Garonce, este se prontificou a esclarecer para nós aqui do blog autoescolaonline, sobre os pontos que têm causado maior repercussão.

Fim do curso teórico

Blog: Nos últimos dias temos convivido com rumores relacionados ao FIM DO CURSO TEÓRICO obrigatório nos CFCs. O que a atual gestão pretende é: 1 ACABAR com a obrigatoriedade deste curso ou 2 apenas disponibilizá-lo, também, no formato de Ensino à Distância (EAD)?

Garonce: Não há decisão nenhuma tomada. O que nós estamos fazendo é ouvir opiniões a respeito de toda a formação de condutor… e aí vai, desde o curso teórico, curso prático, inclusive as exigências para os CFCs, a possibilidade de que os CFCs ofertem outros cursos. Então, ainda não temos uma resposta objetiva para esta pergunta.

Hoje, tudo permanece como está. A formação inicial, 45 horas aulas, no modelo da aula presencial. Serão apresentadas possibilidades em cima do que o CTB prevê. Mas não foi tomada nenhuma decisão, ainda.

Fim do simulador de direção

Blog: As atuais pretensões do Denatran / Contran são de ACABAR com as aulas no simulador de direção ou apenas torná-las facultativas?

Garonce: Nós estamos assessorando o Contran sobre os impactos da manutenção da obrigatoriedade. Uma possibilidade é torná-lo facultativo e a outra seria de acabar, definitivamente, com os simuladores.

Nós acreditamos que o caminho está sendo tomado para que ele se torne facultativo.

Fim das aulas noturnas

Blog: Podemos ser otimistas quanto a NÃO EXIGÊNCIA de treinamento de prática veicular em período noturno?

Garonce: Nós estamos seguindo essa diretriz, mas para acabar com a aula noturna nós teríamos que mudar a lei, porque o código de trânsito prevê que haja aula noturna.

Então, o que o Contran pode fazer é reduzir ao mínimo de uma hora aula e, talvez, esta uma hora aula seja feita no simulador – é uma possibilidade.

Banco unificado de questões para avaliações teóricas

Blog: O senhor confirma a possibilidade de um banco de questões único, com um número n de perguntas, onde os candidatos e profissionais educadores terão livre acesso a estas questões ou estudam-se formatos diferentes?

Garonce: Não. O que se pretende é que haja um banco de questões com muitas questões, pode ser de duas mil, três mil questões, mas ele não será um banco de questões aberto.

Será um banco de questões reservado, a ser contratado, a sua elaboração e manutenção atualizados conforme a legislação em vigor. Isso daí é um caminho que a gente vai tomar mesmo. Independentemente das aulas continuarem sendo presenciais ou de serem, possivelmente, alteradas para EAD ou haja o desregramento – a não necessidade do curso teórico – as provas seguirão um modelo nacional único disponibilizado pelo Denatran.

———————

Em nossa próxima publicação, nós abordaremos o assunto INSTRUTOR AUTÔNOMO, CLIQUE AQUI e cadastre o seu e-mail para receber esse texto e ficar por dentro do que é, de fato, verdade sobre esta possibilidade.

Conclusão

Inicialmente devemos observar que, apesar de reais, nenhuma das medidas apresentadas é, de fato, algo já decidido. Portanto, se os proprietários de CFC discordam de alguma delas, o momento para apresentarem suas contestações é agora.

A atual gestão do Denatran é composta, de forma inédita, por pessoas qualificadas para tal. Além de serem profissionais do nosso meio, gente de verdade e não semideuses, como os anteriores se achavam.

Com isso, a comunicação entre nós, profissionais do trânsito, e até dos populares em geral, se tornou muito mais fácil – só falta nos mobilizarmos em defesa de nossos ideais.

Entretanto, para defendermos ideologias, não podemos continuar olhando para o próprio umbigo. A classe de CFCs sempre foi muito desunida, mas agora é a hora de unir forças e não de alimentar as velhas picuinhas.

Uma das principais armas que a sociedade tem em seu favor, é o clamor popular. Gestão pública é feita por representantes eleitos pelo povo. Portanto, estes têm medo de uma opinião pública em seu desfavor.

Está na hora de utilizar os meios de comunicação em massa, preferencialmente os gratuitos, rsrs, para fazer valer nossos ideais.

Contudo, se analisarmos friamente as iminentes medidas, chegaremos à conclusão de que cada uma delas, caso venha acontecer, tem seus prós e contras.

Não penso que devemos nos ater somente aos pontos negativos. Tem pontos positivos nisso aí, também – e cabe aos verdadeiros empreendedores identificá-los e aplicá-los para a melhoria dos seus negócios.

Afinal, as grandes oportunidades estão na adversidade – onde poucos conseguem enxergar.

Pela segurança no trânsito: As autoescolas NÃO VÃO MORRER.

——-

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE PARA ASSISTIR VÍDEOS EM NOSSO CANAL – GRÁTIS

Kit Aprovação - Pacote Completo com Manual Aluno + Simulados + DVD Curso Teórico

Telefone: (33) 3331-4146 - Whatsapp: (33) 98454-1720 - Email: contato@autoescolaonline.net

Direitos Autorais © 2014-2018 Autoescola Online - Todos os Direitos Reservados.