A gestão da frota de veículos em uma empresa requer, dentre outros, a eliminação de “custos surpresa”. O que os gestores precisam fazer para evitar que seus condutores sejam multados?
CLIQUE AQUI para conhecer o nosso treinamento online para motoristas de frota.
A penalidade de multa de trânsito por infrações cometidas ao dirigir, além de registrar pontos negativos na CNH, que podem culminar até na suspensão das atividades do condutor, é algo que onera desnecessariamente os cofres da empresa.
Por isso, o seu combate deve ser contumaz e incisivo. O bom gestor deve lançar mão de todos os recursos possíveis para evitar transtornos e despesas com multas de trânsito.
Entenda como é possível se livrar das multas de trânsito e evitar gastos excessivos em relação à sua frota:
Obedecer às regras de trânsito
Pode parecer óbvia essa afirmação. Afinal, todo condutor sabe, ou pelo menos deveria saber, que ao infringir alguma regra de trânsito isso poderá ocasionar uma multa. Contudo, para respeitar TODAS as regras de trânsito é necessário que o condutor às conheça – e aí é que está o Q da questão.
Mais de 90% dos motoristas NÃO conhecem as regras mais básicas de trânsito. Não acredita? Então CLIQUE AQUI e faça o teste você mesmo. São apenas 5 perguntinhas envolvendo situações práticas do dia a dia de qualquer condutor.
As normas de trânsito têm passado por constantes alterações e basta um ano sem se atualizar para ficar aquém das regras e infrações do momento. Atente-se para o fato de que a fiscalização adora algo novo. Aquilo que pega os “sossegados” de surpresa – como está acontecendo com a obrigatoriedade dos faróis durante o dia nas rodovias.
A propósito, será que você sabe mesmo quais são as regras para o uso dos faróis nas rodovias? VEJA AQUI tudo que você precisa saber sobre essa mudança normativa.
Claro que boa parte das infrações pela simples DESOBEDIÊNCIA, do condutor, às normas de trânsito e não por mero desconhecimento. Entre as regras de trânsito que mais são infringidas são a de estacionamento, avançar o sinal vermelho e excesso de velocidade.
Faça a manutenção regular de seu veículo
Fazer a manutenção regular no veículo é importante, não só para manter a segurança, mas também para evitar ser punido com multa por transitar com o veículo em mau estado de conservação.
Evite transitar com com lanternas queimadas, para-brisas trincado ou pneus lisos. Por falar em pneus, você sabe qual é o mínimo de profundidade permitida na banda de rodagem e como a fiscalização verifica isso? AQUI você vai ver mais sobre o uso adequado dos pneus.
Não se esqueça também de manter o seu veículo sempre com uma quantidade razoável de combustível, pois caso ocorra pane seca causando prejuízo ou trânsito, isso também é infração de trânsito média pode resultar na penalidade de multa.
Fiscalização eletrônica e por videomonitoramento
Infelizmente, faz parte da conduta da maioria dos condutores SÓ respeitar as normas de trânsito quando na presença de um agente fiscalizador.
Entretanto, é importante saber que a fiscalização eletrônica e, também por videomonitoramento, tem sido grandemente utilizada pelos órgãos de trânsito para flagrar aqueles que desobedecem as leis, como: avanço de sinal; excesso de velocidade e transitar pelas faixas exclusivas de ônibus.
Conclusão
Cuide da sua frota e treine seus colaboradores para que o caixa da sua empresa continue saudável e sem surpresas. Conheça o nosso curso para condutores de veículos de frota.
Em nosso último texto eu mostrei que motorista treinado elimina, ou pelo menos diminui consideravelmente, os riscos de envolvimento em acidentes. Neste, apontei algumas causas que têm levado às empresas a ter desfalques em seu caixa provocados pelo cometimento inadvertido de infrações.
Clique aqui e inscreva-se para receber os próximos textos onde vamos abordar outros temas relacionados à excelência na gestão da sua frota.
——-
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE PARA ASSISTIR VÍDEOS EM NOSSO CANAL – GRÁTIS