Você também é o tipo de instrutor que abre o manual do aluno e fica lendo enquanto ministra suas aulas no curso teórico de formação de condutor? Então venha comigo que eu vou te mostrar os prós e contras dessa prática e te apresentar técnicas muito mais atraentes e dinâmicas de fazer das suas aulas um verdadeiro SHOW. Conheça o melhor curso teórico em autoescola!
Sua competência em xeque – Se tem um assunto que está em alta entre os órgãos e entidades envolvidos com o trânsito brasileiro, mais especificamente com a formação do condutor, é a preparação dos profissionais instrutores aliada à capacidade de transmitir o conteúdo exigido na resolução 168 do CONTRAN com excelência e dinâmica. Sem, contudo, se ater a tecnicismos desnecessários mas, porém, apresentando os assuntos de maneira agradável e compreensível aos alunos, futuros motoristas.
Compartilhando Experiência – Pensando nisso, venho compartilhar algumas técnicas que desenvolvo há mais de 20 anos como profissional na formação de condutores e, com isso, ajudá-lo a transformar as suas aulas em algo próximo dos sonhos de todo aluno candidato à habilitação.
Fortaleça seus argumentos – O profissional precisa ter em sua prateleira pelo menos algumas bibliografias, para sua pesquisa, que lhes deem sustentação aos seus argumentos usados em sala de aula. Infelizmente, é comum vermos profissionais – instrutores – se defendendo com base em manuais de alunos, muitas vezes equivocados, ou em textos desatualizados ou distorcidos encontrados na internet, de sites não confiáveis, claro!
Certifique-se da veracidade da informação – Vale ressaltar que até mesmo no site do DENATRAN ou DETRAN encontramos informações hora equivocadas, hora desatualizadas, incluindo até resoluções, como é o caso das tão importantes para o profissional de CFC, a 168/04 – que cuida do processo de formação de condutores, entre outros – e a 358/10 – que trata do registro, formação e constituição dos profissionais instrutores e os Centros de Formação de Condutores.
Montando sua prateleira – Portanto, se você é um profissional de CFC e ainda não tem suas bibliografias de confiança, PROVIDENCIE ISSO AGORA – COM URGÊNCIA. Importante considerar que a tão exigida VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL começa de você. É a excelência do seu trabalho que fará de você um profissional valoroso, com maior reconhecimento de seus alunos e, consequentemente, do seu empregador – autoescola. Além, é claro, de colaborar diretamente para o fortalecimento da imagem desta classe tão “apedrejada”. Você pode começar, com a ferramenta completa para CFC que separamos.
Imagens fixam melhor que palavras – Finalizo sugerindo que, em substituição à apostila do aluno, você utilize apresentações em slides, ou forma similar, que te possibilite exibir o conteúdo de uma maneira agradável e dinâmica – imagens e tópicos, sem textos longos ou chatos – reforçando e fixando nas mentes de seus alunos exatamente o que eles precisam e querem aprender.
Não use manual do aluno dentro de sala – Isso é material para ele, aluno, usar em casa. Essa prática, além de empobrecer a sua autoridade, dificulta uma possível troca de editora ou compartilhamento de manuais diferentes, entre os alunos, o que causa desconforto e restrições à boa gestão do CFC.
Indicação 1 – Caso ache difícil ou demorado elaborar um bom conteúdo em slides, segue sugestão de material riquíssimo e atualizado: https://goo.gl/MZNBmm
Indicação 2 – Outra sugestão é o aprimoramento de suas técnicas e atualização sobre legislação de trânsito e demais regulamentações pertinentes ao exercício da sua profissão, em nosso curso para profissionais Instrutores de CFC: https://goo.gl/m4c1Jw
Indicação 3 – Sugestão de bibliografia que carrego debaixo do braço https://goo.gl/Ef8MDo.
Não perca a continuidade desta série de postagens sobre MELHORES TÉCNICAS PARA SEU CURSO TEÓRICO EM AUTOESCOLA.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL – GRÁTIS
Professor… Não estou conseguindo acessar a sugestão de biografia.
Estou abrindo um CFC e preciso de todo o material q puder me ajudar nas aulas teóricas. Obrigada!
Olá! Me chama no zap 33 9 8454 1720. Te ajudo!
Excelente Professor Ronaldo. Confesso que quando iniciei minhas atividades como instrutor, o material do aluno era o que me balizava e, por óbvio, não conseguia ir além do que ele me oferecia, me prejudicando como docente. Excelente tocar nesse assunto, pois além de ser muito recorrente, ninguém até o momento demonstrou preocupação com esse problema aparentemente simples.