fbpx

Blog

Oportunidade: Diretor-geral ou Diretor de Ensino em CFC

Para ser credenciado junto ao Detran, todo CFC (Centro de Formação de Condutores) precisa ter em seu quadro pelo menos um Diretor-geral e um Diretor de Ensino. O que muitos ainda não sabem é que para ser um desses profissionais NÃO É MAIS NECESSÁRIO ter formação em Nível Superior (Faculdade), abrindo, então, oportunidade para outras pessoas em busca de uma vantajosa oportunidade de emprego.

Clique neste link para conversar via WhatsApp com a LM Cursos e saber tudo sobre como ser um Diretor-geral ou Diretor de Ensino.

Exigência do Diretor no CFC

Dentro de uma autoescola (CFC) tanto o Diretor-geral quanto o Diretor de Ensino são profissionais necessários e obrigatórios, conforme consta na Resolução 789/22 do Conselho Nacional de Trânsito:

Res. 789/22
Art. 46. São exigências mínimas para o credenciamento de CFC:
IV – recursos humanos:
a) um Diretor-geral;
b) um Diretor de Ensino;
c) dois Instrutores de Trânsito, no mínimo.

§ 9º O Diretor-geral poderá estar vinculado a, no máximo, dois CFC […];

§ 10. O Diretor de Ensino poderá estar vinculado apenas a um CFC.

Art. 48. Compete a cada CFC […]:
IV – manter o Diretor-geral ou o Diretor de Ensino presente nas dependências do CFC, durante o horário de funcionamento, podendo haver acumulação de funções.

Art. 48. […]
VII – […], para exercer as funções de Diretor-geral, Diretor de Ensino e Instrutor de Trânsito, somente profissionais credenciados junto ao órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, providenciando a sua vinculação ao CFC.

Função do Diretor-geral e do Diretor de Ensino

O Diretor-geral tem o papel de gestor, funções administrativas dentro do CFC […]

Res. 789/22 do Contran
Art. 63. […]
II – Diretor-geral (responsável pela administração e correto funcionamento da instituição), além de outras atribuições determinadas pelo órgão máximo executivo de trânsito da União.

[…] enquanto o Diretor de Ensino, tem suas funções voltadas para o viés Pedagógico:

Res. 789/22 do Contran
Art. 63 […]
III – Diretor de Ensino (responsável pelas atividades escolares da instituição), além das atribuições determinadas pelo órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal.

Requisitos para ser um Diretor em CFC

O cargo de Diretor-geral ou de Diretor de Ensino, numa hierarquia de trabalho dentro do CFC, encontra-se um degrau acima do de Instrutor. Por isso, entendia-se, até há pouco tempo, ser necessária uma formação também um degrau acima – onde o Instrutor precisa ter nível médio de escolaridade enquanto o Diretor deveria ter formação em nível superior.

Contudo, essa exigência constava tão somente em Norma Complementar (Resolução do Contran), não havendo Lei que assim determinasse.

Por conta disso, o Judiciário decidiu pela extinção da exigência de formação em Nível Superior, para esses profissionais. Desde então, para se formar Diretor-geral ou Diretor de Ensino, as exigências são, conforme art. 57 da Res. 789/22 do Contran:

► Ter no mínimo 21 anos de idade;
► Ensino médio completo;
Curso de capacitação específica para a atividade;
► No mínimo dois anos de habilitação em qualquer categoria.

Formação do Diretor-geral ou de Ensino

A formação do Diretor-geral ou Diretor de Ensino requer que, previamente, se passe pelo curso de Instrutor de Trânsito (180 horas-aulas) e, subsequentemente, mais 40 horas-aulas em disciplinas específicas para o cargo, contemplando o seguinte:

DIRETOR-GERAL
► Noções gerais de administração (12 horas-aulas);
► Noções de Direito Administrativo (12 horas-aulas);
► Gestão de Pessoas (12 horas-aulas);
► O papel do CFC na sociedade (4 horas-aulas).

DIRETOR DE ENSINO
► Noções gerais de administração e supervisão escolar (24 horas-aulas);
► Gestão de Pessoas (12 horas-aulas);
► O papel do CFC na sociedade (4 horas-aulas).

Onde fazer o curso de Diretor-geral ou Diretor de Ensino

Ter uma formação adequada para o cargo de Diretor em CFC é, certamente, o maior cuidado que você deve tomar. Por isso, não tenho dúvida ao indicar a LM Cursos, uma instituição de renome nacional, validada por milhares de outros alunos que hoje atuam com sucesso na profissão de Diretor em CFC.

Nela você terá acesso à melhor equipe docente do país, onde os conteúdos ministrados no curso contribuirão incisivamente para que você saia não só com o seu diploma nas mãos, mas se sentindo realmente preparado para exercer a atividade de Diretor-geral ou Diretor de Ensino.

Você pode fazer o curso de onde você estiver, vale para qualquer lugar do Brasil, e o mais interessante disso tudo, é que você poderá fazer tudo online, pelo seu celular, e no conforto da sua casa.

Credenciamento junto ao Detran

Para o credenciamento os profissionais deverão apresentar:

► Carteira Nacional de Habilitação válida;
► Comprovação de escolaridade em nível médio;
► Certificado de conclusão do curso de Diretor-geral ou Diretor de Ensino em instituição credenciada pelo órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal.

Conclusão

O cargo de Diretor-geral e Diretor de Ensino era, até então, um privilégio somente daqueles com formação em nível superior. Afinal, as atribuições da profissão somadas ao salário atrativo sempre chamaram a atenção de muitos.

Mas agora você, com formação em nível médio, também pode ser um Diretor em CFC e usufruir das vantagens que essa profissão oferece. Não perca tempo. Pois, da mesma forma que a regra mudou para te beneficiar, ela pode mudar para dificultar o seu acesso a essa profissão.

Kit Aprovação - Pacote Completo com Manual Aluno + Simulados + DVD Curso Teórico