Blog

Piloto automático programado para te reprovar

Por conta de fatores emocionais, muitos candidatos fazem o exame de direção no modo “Piloto automático”, estado de inconsciência, e isso pode levar à reprovação.

CLIQUE AQUI para conhecer as melhores TÉCNICAS de como controlar o nervosismo e passar de primeira na prova teórica do Detran.

Quem sou

Eu sou o Dr. Eriston Mourão, psicanalista, coach e terapeuta em programação neurolinguística (PNL) e criador do programa APROVETECH que, em parceria com a equipe da LegTransito, será utilizado para mostrar técnicas e estratégias que eliminam todos os fatores de descontrole emocional na hora da prova e, então, conseguir a aprovação nos exames e realizar o sonho da carteira habilitação.

Perigo

Muitos candidatos, na hora da prova de direção, não conseguem ter um bom desempenho por não estarem 100% conscientes. Isso os leva a cometer pequenos erros que, nas aulas de direção, já haviam sido superados. O que explica isso e como superar esse problema?

Conceito

Quando o candidato NÃO está 100% consciente, ele entra no modo PILOTO AUTOMÁTICO, ou automatismo, e começa a agir da forma que foi programado durante as aulas.

No automático a mente entra na zona de conforto, de menor esforço, onde as ações são inconscientes. Nesse estado não há mobilização das funções psicológicas cognitivas como:  atenção, foco e concentração – fundamentais para a realização do exame.

O problema disso é que durante as aulas a pessoa faz dezenas de vezes exatamente como o instrutor pediu, ou seja, o seu piloto automático está programado para atender exatamente como ele orientou.

Na hora do exame, apesar de serem as mesmas manobras / ações, uma pequena alteração na “rota”, ou maneira como o examinador vai passar o comando, pode fazer o piloto automático entrar em pane – te levar ao cometimento erros.

Fique por dentro de todas as técnicas ensinadas no programa APROVETECH e passe de primeira no exame teórico do Detran.

Justificativa

Estar consciente do que deve ser feito, de acordo com o que o examinador te pede, vai ativar a sua atenção e concentração – fundamentais  para o controle das suas ações.

Assim você fica mais concentrado, focado, atento e consciente em todo o processo, o que aumenta o seu desempenho e também elimina os pensamentos e emoções negativas, te deixando mais seguro e confiante.

Solução

Faça a prova de direção FOCADO em cada ação a ser executada.

Seus pensamentos devem estar direcionados NO QUE DEVE SER FEITO, seguindo um PASSO A PASSO de forma consciente. Veja estes exemplos de sequências de ações:

  1. Entrar no veículo ► conferir a porta;
  2. Ajustar o banco ► regular retrovisores ► colocar o cinto;
  3. Após o comando do examinador, pisar no freio ► pisar na embreagem ► desengrenar o carro ► virar a chave para ligar o motor.

…em seguida aguardar o comando do examinador para sair com o carro.

Conclusão

O modo PILOTO AUTOMÁTICO, na maioria da vezes, NÃO é uma boa ideia. Contudo, ele pode ser usado em seu favor.

Para conseguir isso, basta que você coloque em prática as orientações passadas neste texto.

Comece agora: passe a mão num papel e caneta e anote as ações de cada sequência aprendida nas suas aulas, mas permaneça consciente, na hora do exame e não fique totalmente dependente do seu piloto automático.

Chega de se sentir humilhado por causa de reprovações nas provas do Detran – CLIQUE AQUI e assista ao vídeo onde o Dr. Eriston e o Prof. Ronaldo falam sobre as técnicas para aprender a eliminar o nervosismo na hora do seu exame.

Kit Aprovação - Pacote Completo com Manual Aluno + Simulados + DVD Curso Teórico

Telefone: (33) 3331-4146 - Whatsapp: (33) 98454-1720 - Email: contato@autoescolaonline.net

Direitos Autorais © 2014-2018 Autoescola Online - Todos os Direitos Reservados.