Blog

Qual o problema do motorista brasileiro?

Vivemos num país onde o trânsito, anualmente, mata cerca 50 mil pessoas e deixa mais de 400 mil sequeladas permanentemente. Há quem diga que falta rigor na fiscalização – enfatizo que são mais de 50 milhões de multas de trânsito aplicadas todos os anos – este é o número de multas e não valor em R$ -. E então… o quê, de fato, está errado nisso?

Gosta de receber novidades sobre trânsito? Então clique aqui e cadastre gratuitamente o seu e-mail.

Se o agente de trânsito multa (autua), o cidadão reclama dizendo que o Estado deveria EDUCAR antes de multar. Se propõe medidas educativas, vai pras redes sociais dizer que o Estado está querendo lhe “roubar”. Afinal, qual seria a solução para este problema? Claro, há um problema, ou será que alguém acha que está tudo bem com o nosso trânsito?!

Recentemente criei um teste, super básico, para que os condutores que se acham autossuficientes (não precisam de se atualizar) pudessem avaliar seu grau de conhecimento quanto a situações comuns encontradas no trânsito. CLIQUE AQUI E FAÇA O TESTE.

Trabalho com educação de trânsito há 20 anos (não tenho e não trabalho em autoescola), disponibilizo material gratuito em nosso canal YouTube.com/LegTransito e no site www.autoescolaonline.net e posso lhes afirmar uma coisa: Pelo menos 95% dos motoristas não conhecem as normas e a sinalização básica de trânsito (infelizmente).

Além disso, são pouquíssimos aqueles que respeitam o próximo no trânsito – Idosos; deficientes físicos; crianças e mesmo outros condutores são o tempo todo xingados, criticados, ameaçados e até agredidos por conta das mais pífias situações ocorridas no trânsito… – CLIQUE AQUI e veja um exemplo do que estou lhe dizendo.

Aproveito este espaço para lhe apresentar uma situação comum que você, frequentemente, se depara no trânsito:

Tá vendo esse meio-fio pintado de amarelo? Um condutor foi multado por estacionar aí. O que você acha? O condutor foi multado por contrariar uma norma legal?

Onde o meio-fio for pintado de amarelo NÃO pode estacionar?

Vou responder pra você: O condutor foi multado INDEVIDAMENTE, sabe porquê?

Meio-fio amarelo NÃO é sinalização de trânsito e NÃO proíbe estacionar.

Mas o condutor não pagou a multa. Ele pagou um advogado (que tem conhecimento da norma) para recorrer da punição.

Moral da história: Se o condutor tivesse conhecimento da sinalização de trânsito, não precisaria ter gasto dinheiro com advogado.

“Estudar pra quê, né”?

Para finalizar, como educador, militante nas causas em busca de um trânsito menos violento e mais respeitoso e, acima de tudo, cidadão usuário do trânsito (acompanhado da minha família), quero deixar um pedido encarecido:

► Seja mais consciente;

► pare de pensar que você é o único bom motorista do mundo e que todos os outros dirigem pessimamente mal;

► busque se aprimorar frequentemente como motorista, cidadão e pessoa de bem;

► busque conhecimento (há vários cursos gratuitos na internet);

► e, fazendo a sua parte, mostre ao Estado que ele não precisa lhe impor um curso de aperfeiçoamento, porque você mesmo já busca isso para o seu próprio bem e de sua família.

CLIQUE AQUI, assista e reflita nesta série de vídeos selecionada com carinho pra você.

———-
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL – GRÁTIS

Kit Aprovação - Pacote Completo com Manual Aluno + Simulados + DVD Curso Teórico

Telefone: (33) 3331-4146 - Whatsapp: (33) 98454-1720 - Email: contato@autoescolaonline.net

Direitos Autorais © 2014-2018 Autoescola Online - Todos os Direitos Reservados.