fbpx

Blog

Conheça dicas que vão aumentar sua segurança em dias de chuva

Saiba mais sobre aquaplanagem: riscos e medidas preventivas

Em dias de tempestades existe a preocupação da qualidade da via em que trafegamos, porém mais importante que o estado de conservação da pista, serão as condições que se encontram os pneus do seu veículo. Cuidar da revisão, suspensão e balanceamento é algo de rotina quando se trata de responsabilidades com o carro, eles prevenirão acidentes que podem ser causados por problemas mecânicos.

Clique aqui para conhecer o SEGREDO para passar de primeira na prova do Detran estudando apenas 15 minutos por dia.

Um desses problemas, que podem ocorrer pela falta de manutenção e acompanhamento, é a aquaplanagem. Sendo um dos maiores perigos para quem trafega por pistas molhadas.

A aquaplanagem, também conhecida como hidroplanagem – é quando o carro desliza pelo asfalto, como se escorregasse e o condutor fica sem o controle do veículo. É causado pela perda do contato dos pneus do automóvel com o solo, elas acabam escorregando sem oferecer a resistência necessária para frenagens.

O maior risco é quando ela ocorre em curvas, acentuadas ou não, pois pela perda da direção, o motorista poderá sair da via ou até mesmo se envolver em acidentes causados por essa falha dos pneus.

Como para quem dirige em cidades de grandes chuvas e tempestades, tendo que tomar cuidados redobrados nas estações de Outono/Inverno.

Neste texto você vai tirar todas as suas dúvidas sobre como ocorre, prevenção e como proceder caso ocorra uma aquaplanagem no momento em que você estiver na direção de seu veículo – algo que também pode ser realizado com a ajuda dos mais diversos tipos de aplicativos para quem dirige, disponíveis na internet.

Qual a sua causa?

A hidroplanagem ocorre quando as bandas de rodagem dos pneus não são suficientes para escoar o excesso de água. Seja pela diminuição de seus sulcos ou ranhuras, causando a perda da aderência entre a borracha e o solo, desse modo o veículo perde o controle e sua estabilidade.

O defeito no escoamento ocorre principalmente porque a profundidade dos sulcos já está bastante rasa, o famoso “pneu careca”, por estar desgastado ou em mau estado de conservação.

O nosso controle sobre o automóvel depende exclusivamente de que exista uma força de atrito entre os nossos pneus e o pavimento. Para explicar melhor, você precisa saber que tanto os pneus como o asfalto são feitos de materiais de alta fricção.

Assim, quando as rodas possuem grande quantidade de água embaixo, ela não permite que se crie a resistência necessária para que haja a rotação, causando assim a aquaplanagem.

Outro risco é em relação à poça d’água: à frente do pneu acumulará muita água, que ficará à espera para se afastar. Este acúmulo produzirá uma resistência adicional ao progresso do pneu. A energia que se necessita para levantar e agitar toda esta água é retirada a partir da energia cinética do carro, o que irá pará-lo bruscamente.

Se você não tem experiência com carros, mas está em busca de um veículo à venda, note se ele possui todos os itens que irão lhe representar segurança ao dirigir, como citamos.

Como prevenir a aquaplanagem

Além de cuidar do estado de conservação do pneu, como vamos detalhar mais abaixo, é necessário que você condutor, se atente a velocidade que seu veículo viaja, pois, o risco de aquaplanagem é maior quando se anda com muita pressa.

Você deve reduzir a aceleração até metade da indicada ou permitida para as ruas nas áreas em que tiver maior acúmulo de água, assim caso algum imprevisto ocorra, você não terá danos maiores caso perca a direção do veículo.

Mantenha em dia a manutenção dos seus pneus, pois irá garantir a segurança enquanto você trafega por vias onde esteja chovendo ou não. Cuide de não deixar os pneus “carecas”, mantendo sempre calibrados, conforme a pressão indicada pelo fabricante no manual do proprietário.

Outra dica importante é realizar o rodízio do jogo de pneus de seu carro a cada cinco mil quilômetros, isso será necessário para a conservação e vida útil, sem que haja desgaste excessivo, fazendo perder a resistência necessária para passar por lugares molhados.

Atente-se, da mesma forma, para que sejam colocadas em seu veículo rodas que estejam de acordo com o modelo de seu carro. Pneus que sejam largos tendem a reter mais água, sendo maior o risco de deslizamento sobre a pavimentação. Siga, novamente, as normas descritas no manual do proprietário.

Tome o cuidado com as freadas bruscas em dias de muita chuva. Não faça movimentos bruscos no volante caso perceba que está perdendo o contato com o solo, isto pode fazer com que você invada uma pista que não é a sua ou venha a se chocar com outros veículos.

Caso você tenha um carro e vá sair em um dia de chuva, é importante que se confira o nível da água. Caso esteja além da metade do aro das rodas, siga as dicas dadas acima ou prefira não sair de casa, para não correr riscos maiores.

Como agir?

Caso você esteja na direção de seu veículo em um dia de tempestades ou estiver passando em áreas alagadas, o melhor é manter a calma manter e analisar a situação antes de entrar no alagamento.

O ideal é que você passe de primeira marcha e acelerando o máximo possível. Assim você evita que a água suba até o motor, o que pode encharcar o sistema elétrico e o sistema de injeção, além da aceleração contínua prevenir que entre água no escapamento.

Caso você esteja “aquaplanando” é necessário que se lembre de não fazer nenhum movimento rápido, em que seu veículo possa se chocar ou sair da via.

Friso também, que somente mantenha a aceleração constante, caso não esteja em uma via movimentada e que possua muitos veículos a sua frente, para que não aconteça um “engavetamento”.

Se o carro possui freios ABS, eles não aceitam que as rodas travem com a frenagem, podendo ser acionados até que o carro recupere a aderência ao asfalto, sendo possível assim, a retomada do controle do veículo.

E lembre: em caso de algum imprevisto na estrada, sempre é importante ter um seguro automobilístico ativo para evitar dores de cabeça. Com um plano adequado, você poderá chamar um guincho, realizar reparos emergenciais e, até mesmo, solicitar um carro reserva, dentre outros.

Gostou deste artigo, esclareceu suas dúvidas sobre a aquaplanagem e as precauções em época de chuva? Então clique aqui e cadastre gratuitamente o seu e-mail. Aproveite para compartilhar estas informações em suas redes sociais. Certamente, mais pessoas se atentarão sobre como prevenir e garantir a segurança!

——-

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE PARA ASSISTIR VÍDEOS EM NOSSO CANAL – GRÁTIS

Kit Aprovação - Pacote Completo com Manual Aluno + Simulados + DVD Curso Teórico