Um projeto de lei (PL 6098/2016), da deputada federal Christiane Yared (PR do Paraná), foi aprovado pela comissão parlamentar de viação e transportes. A proposta é que os veículos conduzidos por motoristas novatos (ainda na permissão) sejam identificados com uma “plaquinha” de maneira que os demais usuários da via saibam que ali vai um condutor inexperiente.
Gosta de receber novidades sobre trânsito? Então clique aqui e cadastre gratuitamente o seu e-mail.
A parlamentar, empolgada com a recepção do PL pelo colegiado, disse em seu perfil no facebook: “Hoje na Comissão de Viação e Transporte defendendo o meu projeto de lei (PL 6098/2016). Um simples selo ou adesivo no carro dos condutores novatos pode salvar vidas no trânsito. Todos nós já fomos iniciantes e sabemos que todo começo é difícil. Espero que essa medida possibilite mais famílias a terem condição de estarem com seus filhos evitando tragédias”!
Num primeiro momento a ideia até parece ser boa. O problema é que o preconceito já é predominante entre os motoristas, imagina o que vai acontecer com estes novatos. Serão expostos à todo tipo de críticas vexatórias e isso, certamente, proporcionará, a estes condutores, maior descontrole e consequentemente aumento nas brigas de trânsito e talvez até com acidentes.
Existem relatos de pessoas que, espontaneamente, fizeram um aviso informando se tratar de um condutor recém habilitado e colaram no vidro traseiro do carro. Alguns dizem ter surtido um efeito positivo (as pessoas respeitaram suas limitações) outras já não foram tão felizes com essa exposição (houve situações delas serem até xingadas no trânsito, certamente por conta do preconceito).
Bem sabemos que no trânsito existe, de fato, preconceito contra mulheres, idosos e até contra portadores de necessidades especiais.
Obrigar os novos motoristas a identificarem seus veículos dessa forma, creio não ser uma medida razoável ou, ao menos, que venha proporcionar resultados significativos na redução de acidentes de trânsito.
Se a imposição desta lei já não soa bem, considere que o condutor novato que desobedecer esta norma PERDERÁ a sua habilitação provisória (PPD).
Aos adeptos desta ideia, sugiro considerar a facultatividade da proposta. Ou seja: Quem entender que vale a pena colocar a tal plaquinha, que fique à vontade. Agora, OBRIGAR o uso e ainda punir com a PERDA DA HABILITAÇÃO…
…e você, o que acha disso? Deixe seu comentário.
——-
Acho maravilhoso pois eu fiz me senti mais segura ainda preciso da prática enquanto não me sentir segura vou com a plaquinha sim muitos dão risadas outros te apoiam pago mico mas me sinto segura eu apoio
Absurdo demais, não é o novato que é o perigo no trânsito, afinal somos receosos, temos medo e por isso dirigimos com mais cautela. Perigo são os veteranos, que pensam que sabem tudo e se sentem seguros demasiadamente.
Parabéns , disse tudo , pois pessoas com anos de carteira fazem quase tudo errado , e como somos novos , não vamos querer perder a permissão .
eu acho q os acidentes acontece mais com os motoristas q se acha muito bom q tem muita experencia do q com os novatos q fica dirigindo com cuidado
Não vejo necessidade, pois nem todos compreender as dificuldade de um iniciante e certamente vai haver briguinhas. Quem é motorista sempre quer saber mais que outro não admite erro ou espera. Sinto na pele.
Ronaldo, e se um condutor novato estiver dirigindo meu carro? Será multado?