Blog

Você é um bom motorista? Faça o teste.

Ao perguntar para qualquer pessoa se ela dirige bem, a resposta certamente será um SIM bem sonoro. Mas, a propósito, o que define um “bom motorista”? Alguns diriam que bom motorista é aquele que dirige respeitando as leis de trânsito; outros, talvez digam que é aquele que tem experiência ao volante; ou então aquele que conduz seu veículo com segurança…

Com base em alguns conceitos técnicos e práticos resolvemos criar um TESTE com 5 perguntas para saber SE VOCÊ É UM BOM MOTORISTA, topa? Então atenção às três regrinhas básicas:

  • Não vale pesquisar na internet. Para ter um resultado autêntico, limite-se a responder conforme os seus conhecimentos e experiência;
  • Você vai ler as perguntas e anotar as respostas em algum lugar para comparar com o gabarito que está ao final das perguntas;
  • Deixe suas respostas na caixa de comentários deste post. Mas tem que ser sincero.

Preparado? Então mãos à obra:

 

01. Qual a mensagem passada nesta placa?

a) Que você está numa via de mão dupla
b) Que você está numa via de mão única
c) Nesta via é proibido circular em qualquer dos sentidos

 

02. Conforme a legislação de trânsito, quem deve passar primeiro, nesta situação?

a) Veículo azul
b) Veículo laranja
c) Qualquer um dos dois

 

03. Imagine que este veículo está imobilizado aguardando a abertura do semáforo enquanto seu condutor resolve verificar as mensagens do WhatsApp. Essa conduta é infração?

a) Sim, é considerada infração de trânsito
b) Não é infração de trânsito, porque o veículo está parado ao semáforo
c) Depende da interpretação do guarda

 

04. Em caso de imobilização no leito viário, por motivo de pane no veículo, a legislação de trânsito regulamenta que se ligue o pisca-alerta e coloque o triângulo de segurança a uma distância mínima de:

a) 10 metros
b) 30 metros
c) 50 metros

 

05. Na intenção de imobilizar o veículo, como deve o condutor proceder com os pedais?

a) Pisar na embreagem e depois no freio
b) Pisar no freio e embreagem ao mesmo tempo
c) Pisar no freio e depois na embreagem

 

RESPOSTAS

01 b, 02 b, 03 a, 04 b, 05 c

► Nenhum acerto – Melhor colocar um aviso no seu carro “MANTENHA DISTÂNCIA”.
► Um acerto – Seu caso é grave. Você precisa urgentemente rever seus conceitos como motorista.
► Dois acertos – A coisa não está boa para você. Procure aprimorar-se na condução do veículo.
► Três acertos – Você pode ser considerado um motorista regular. Mas não se acomode.
► Quatro acertos – Parabéns! Você está acima da média dos motoristas brasileiros.
► Cinco acertos – Excelente! Você é uma espécie rara, no trânsito.

 

Respostas comentadas

01 – Trata-se de uma placa de advertência que alerta o condutor que logo adiante a via passará a ter fluxo de veículos nos dois sentidos. Isso quer dizer que no momento em que o condutor vê a placa ele está numa via de mão única.

02 – Por se tratar de um cruzamento sem sinalização regulamentadora, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a preferência será daquele que se aproximar pela direita do outro condutor. Se você entende que o laranja perde a preferência porque vai mudar de direção, melhor se atualizar!

03 – O Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito (MBFT) considera que o uso do celular não pode ocorrer durante a condução do veículo, nem mesmo em caso de imobilização temporária. Portanto, se o agente de trânsito te flagrar imobilizado ao semáforo, utilizando-se de aparelho celular você será autuado pelo cometimento de infração gravíssima.

04 – Poucos são os condutores que conhecem esta regra, mas a resolução 36/98 do CONTRAN estabelece 30 metros de distância mínima para colocação do triângulo de segurança, em caso de imobilização de emergência no leito viário. O condutor ainda deverá se atentar para situações adversas (chuva, noite, curvas, alta velocidade do fluxo…) que possam oferecer risco aos demais usuários e, neste caso, aumentar a distância.

05 – Com medo de deixar o veículo apagar o motor, muitos motoristas pisam primeiro na embreagem e depois no freio, quando querem parar. Todavia, este procedimento é incorreto, pois ao acionar a embreagem o veículo perde a capacidade de freio motor e sobrecarrega os freios. Com isso, além de aumentar a distância e o tempo de frenagem, a estabilidade do veículo pode ficar comprometida e o risco de acidente aumenta consideravelmente.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL – GRÁTIS

Kit Aprovação - Pacote Completo com Manual Aluno + Simulados + DVD Curso Teórico

Telefone: (33) 3331-4146 - Whatsapp: (33) 98454-1720 - Email: contato@autoescolaonline.net

Direitos Autorais © 2014-2018 Autoescola Online - Todos os Direitos Reservados.